A redação do Pioneiro e Gaúcha Serra colabora com a colunista Juliana Bevilaqua, titular deste espaço.
A Unimed Serra Gaúcha investiu em renovação no parque tecnológico do serviço de endoscopia. Com isso, o Complexo Hospitalar Unimed, em Caxias do Sul, recebeu 20 equipamentos com imagens em ultradefinição e uma torre de processamento com inteligência artificial (IA).
Os novos aparelhos auxiliam no tratamento de imagem e no diagnóstico precoce de lesões, fornecendo uma classificação sobre o potencial de evolução da contusão.
O investimento é de aproximadamente R$ 3,2 milhões, ao longo de três anos. Os equipamentos da marca Fujinon Série 700 podem entregar imagens de alta definição, essenciais para diagnósticos precisos e tratamentos mais eficazes.
Para aumentar o conforto dos pacientes, o serviço contará com um insuflador de CO²(dióxido de carbono), que reduz os incômodos em exames prolongados, e uma bomba que melhora a visualização em casos de preparo inadequado ou emergências.
O coordenador médico do Serviço de Endoscopia da Unimed, Iverson Weber, diz que o uso do novo equipamento combinado ao processamento de imagem por IA é uma revolução, mas não substitui a expertise do profissional.
– A IA é uma aliada poderosa, especialmente na detecção e classificação de lesões do trato digestivo. Contudo, é mais eficaz quando utilizada por médicos bem formados e com técnica apurada. A tecnologia é uma ferramenta que potencializa a capacidade de diagnóstico – comenta Weber.