A ponte entre Cotiporã e Dois Lajeados foi liberada para a circulação de veículos. A estrutura sobre o Rio Carreiro foi construída após a antiga ponte ser levada pela enchente de setembro de 2023. Uma solenidade no sábado (14) marcou a inauguração da nova travessia.
A ponte foi construída pelo Programa de Aceleração Pontes do Sul, nos mesmos moldes da Ponte da Cooperação, que liga Caxias do Sul por Vila Cristina a Nova Petrópolis, na Serra. A estrutura tem quatro metros de largura, ou seja, será de pista única.
Na ponte do Rio Carreiro, o trânsito é alternado nos dois sentidos, sem sinalização. O motorista deve aguardar o fluxo contrário para iniciar a passagem. A nova estrutura tem 90 metros de comprimento, ligando a capela São Valentim, em Cotiporã, à capela Santo Antônio, em Dois Lajeados.
Os custos da obra foram de cerca de R$ 3 milhões. O dinheiro foi financiado por uma campanha de arrecadação promovida pela Câmara de Indústria, Comércio, Agronegócio e Serviços de Guaporé e pela Associação Caminhos do Vale e da Serra.
Sem a ponte, a viagem que levava cerca de 30 minutos entre os dois municípios havia triplicado, já que os motoristas precisavam acessar a RS-441 entre Fagundes Varela e Guaporé, percorrendo um trajeto de 70 quilômetros.