O Cristo Protetor de Encantado, atração turística com 37,5 metros de altura construída no município do Vale do Taquari, terá sua inauguração oficial nos dias 24, 25 e 26 de novembro deste ano, antecipou o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, em entrevista à Rádio Gaúcha. Antes disso, porém, segundo a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento do município e a assessoria do monumento, haverá uma peregrinação de três dias nesta Páscoa. O complexo do monumento também deve receber uma novena mensal a partir de março.
Atualmente, o ponto turístico está aberto para visitas apenas aos finais de semana, enquanto obras no entorno são realizadas durante os dias úteis.
— No período da Páscoa teremos uma caminhada que vai sair da Igreja Matriz de Encantado e irá até o Cristo — diz Charles Rossner, secretário de Turismo e Desenvolvimento de Encantado, que projeta uma procissão maior do que a realizada na mesma data no ano passado.
Segundo Rossner, o monumento recebe hoje entre 1,5 e 2 mil pessoas por fim de semana, número que deve se elevar para 20 mil visitantes em datas religiosas como Páscoa e Corpus Christi. Após a inauguração, na última semana de novembro, a expectativa é receber até 100 mil pessoas no período até o Natal.
Segundo a assessoria do monumento, no período da Páscoa, a peregrinação deverá se estender da Sexta-feira Santa até o Domingo. Uma agenda com a série de eventos de preparação para a abertura oficial do ponto turístico deve ser fechada e divulgada no próximo mês.
— Queremos um evento natalino voltado para a questão da fé e da religiosidade. Entendemos o apelo comercial e forte da data, mas pelo significado da obra do Cristo Protetor, feita com recursos da comunidade e doações das pessoas, um monumento erguido pela fé, entendemos que o nosso Natal deva ter um apelo nessa perspectiva — afirma.
Avanço nas obras depende de conclusão de estrada
A construção do Cristo Protetor foi concluída em abril de 2022. Mas ativar o elevador interno do monumento, que levará visitantes até seu “coração” da estátua, e iniciar a estruturação de um parque anexo à obra, depende da conclusão de uma estrada de acesso. A via tem previsão para ser finalizada pela prefeitura de Encantado até o fim de abril deste ano.
De acordo com a engenheira civil Ana Tronco, servidora municipal responsável pela obra, hoje a estrada está 55% concluída. No ano passado, a previsão para sua finalização era para março, mas ocorreram atrasos.
— Tivemos vários feriados e pontos facultativos, além da visitação do Cristo. Como era em um trecho de acesso único, tivemos de parar, às vezes, a obra por alguns dias. Isso atrasou, mas agora estamos em ritmo normal — disse Tronco, que ressalta que um eventual clima chuvoso também poderá retardar os trabalhos.
O complexo turístico da estátua irá incluir o “Jardim do Acolhimento”, um parque público de 30 mil metros quadrados, anexo ao monumento, que servirá como um espaço de recepção, contemplação e consumo. O término da estrada vai permitir que as obras se iniciem, além de abrir caminho para o fornecimento da luz elétrica que vai ativar o elevador do monumento.
— Como a estátua do Cristo está pronta, o que falta é o elevador e construir o complexo do entorno. Banheiros, lojas, cafeterias, pontos de venda, souvenires, lembrancinhas e uma fonte de água, que ficará aos pés dele — explica Rossner.
A perspectiva da inauguração já movimenta a economia de Encantado, que tem crescimento de investimentos sobretudo em comércios, pousadas e hotéis. Dados do ano passado apontam que mais de 327 novas empresas foram abertas na cidade entre 2021 e 2022.