As empresas de mobilidade urbana Tembici e Yellow, que também operam em Porto Alegre, estão começando a oferecer bicicletas elétricas em São Paulo.
A Yellow, empresa que lançou em agosto serviço para aluguel de bicicletas compartilhadas por aplicativo, passou a disponibilizar a nova opção nesta segunda-feira. As bikes elétricas da empresa estarão disponíveis em estacionamentos privados de parceiros.
Ao longo do dia, o usuário poderá deixá-las e encontrá-las em qualquer lugar onde o estacionamento é permitido, desde que dentro da área de cobertura do serviço, de 21 quilômetros quadrados.
O serviço estará disponível na mesma área em que a companhia oferece patinetes elétricos, incluindo bairros como Pinheiros, Jardim Paulista, Chácara Santo Antônio, Vila Olímpia e Jardim Europa e Itaim Bibi. O custo para usar o serviço será de R$ 5 para o desbloqueio mais R$ 0,40 por minuto de uso.
Já a Tembici começará um teste em 18 de março, com 20 bicicletas.
— É um teste para entender como as bicicletas elétricas vão se comportar na cidade de São Paulo — , disse Tomas Martins, presidente-executivo da Tembici, à agência Reuters.
O projeto está sendo desenvolvido com o banco Itaú. Os modelos da Tembici poderão ser encontradas em 12 estações espalhadas pela cidade.
Equipamentos de segurança
A velocidade máxima das bicicletas elétricas é de 25 quilômetros por hora e os equipamentos possuem campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral e espelhos retrovisores, conforme resolução do Contran. Diferente das bicicletas comuns, o uso de capacete é obrigatório para as bicicletas elétricas.
Investimentos
A Yellow anunciou neste ano uma fusão com a empresa mexicana Grin, de patinetes elétricos, dando origem a holding Grow. A operação também contou com injeção de US$ 150 milhões (R$ 575 milhões) de investidores. Somadas, as duas companhias terão mais de 135 mil patinetes e bicicletas e 1.100 funcionários em sete países.
No fim de 2018, a Tembici anunciou investimento de 100 milhões de dólares para elevar a presença na América Latina. A startup tem 8 mil bicicletas divididas entre Buenos Aires e Santiago, e outras 8 mil no Brasil. São mais de 1 milhão de viagens por mês, em média.