Porto Alegre ganhou uma terceira opção de compartilhamento de bicicletas nesta quarta-feira (20). A Yellow passa a concorrer com o BikePoa, que iniciou suas atividades em 2012, e com o Loop Bike Sharing, que começou em 2017. A principal novidade trazida pelas magrelas amarelas à cidade é o sistema dockless, onde não há uma estação para retirada e devolução do veículo.
Entenda as diferenças de cada sistema e veja qual atende melhor sua necessidade:
Quem precisa de celular?
Yellow: É obrigatório o uso do celular, uma vez que para liberar a bike você precisará ler o QR Code no veículo com o aplicativo da Yellow.
BikePoa: o sistema começou com um aplicativo para smartphone, e o pagamento era feito de forma automática no cartão de crédito cadastrado. Mas, desde a reformulação, em 2017, também é possível com cartão de crédito em algumas estações, com o Cartão TRI (que também demanda a compra de um plano com o cartão de crédito) e com um cartão pré-pago, que pode ser adquirido em pontos físicos espalhados pela cidade, dispensando o uso do celular.
Loop Bike Sharing: para utilizar o sistema, é indispensável ter um smartphone. O aplicativo serve para o usuário localizar as estações e conseguir destravar o cadeado que prende a bicicleta.
Quanto custa utilizar?
Yellow: O preço é R$ 2 a cada 20 minutos. Você precisará comprar créditos antes de utilizar – no app, clique na opção "minha carteira" e, então, "adicionar valor", ou para cadastrar seu cartão de crédito, ou para localizar os pontos físicos parceiros onde é possível pagar em dinheiro. Entretanto, GaúchaZH foi em dois dos sete pontos indicados pelo aplicativo nesta quarta (20), e os atendentes dos estabelecimentos ainda não sabiam como efetuar a transação com dinheiro.
BikePoa: para alugar uma bicicleta, é preciso ter um plano ativo. Os valores dos planos são R$ 8 o diário, R$ 15 o de três dias, R$ 20 o mensal e R$ 160 o anual. Além do cartão de crédito cadastrado no celular, tem como usar o cartão em tótens de algumas estações para usar o BikePOA.
Loop Bike Sharing: tem dois tipos de plano: diário, a R$ 7,90, e mensal, que custa R$ 19,90. No dois casos, o usuário tem direito a viagens ilimitadas de até duas horas. A hora excedente custa R$ 3,50. A cobrança é feita de forma automática no cartão de crédito previamente cadastrado.
Como retirar a bike?
Yellow: O usuário localiza o veículo mais próximo no mapa no aplicativo e escaneia um QR code abaixo do banco para destravá-lo.
BikePoa: a bike fica presa à estação até que o usuário a libere, por meio do app ou dos cartões. Para devolver, é necessário que haja vaga na estação onde a bike será anexada - as estações tem diversas vagas, variando de 11 até 31 espaços para bicicletas. Ao todo são 745 posições para devolução.
Loop Bike Sharing: a bike fica presa a um paraciclo identificado através de uma corrente. Para retirá-la, o usuário precisa destravar o cadeado. Há um compartimento para guardar a corrente e o cadeado durante as viagens, e ambos podes ser utilizados durante eventuais paradas. A devolução pode ser feita em qualquer um dos paraciclos identificados.
Qual é o horário de funcionamento?
Yellow: 24 horas por dia
BikePoa: das 6h às 22h
Loop Bike Sharing: as bikes ficam disponíveis 24 horas
É possível reservar?
Yellow: não
BikePoa: não.
Loop Bike Sharing: sim. A bicicleta escolhida fica reservada para o usuário por até 10 minutos.
Onde encontrar as bikes?
Yellow: O mapa delimitado em cor amarela no app mostra qual é a área de operação das bikes compartilhadas (estão sendo contemplados pelo menos parte dos bairros Independência, Moinhos de Vento, Floresta, Mont'Serrat, Farroupilha, Auxiliadora,Rio Branco Santa Cecília, Santana, Cidade Baixa, Bom Fim).A Yellow não tem estações fixas, apenas pontos parceiros onde elas foram dispostas inicialmente. Elas não são recolhidas diariamente, você vai pegá-las no local onde o último usuário deixou. Como todas têm GPS, você encontra elas pelo app. A empresa não informa a quantidade de bicicletas disponibilizadas.
BikePoa: o sistema conta com 410 bikes distribuídas em 41 estações, com a maior área de abrangência entre as três – vai do Menino Deus até o Centro Histórico e até o Moinhos de Vento, e tem uma estação na Zona Sul, em frente à Fundação Iberê Camargo. O mapa está disponível no site e no app. Nele, o usuário pode ver qual é a estação mais próxima e quantas bicicletas estão disponíveis.
Loop Bike Sharing: o sistema conta com 60 bikes e 29 estações, no Petrópolis, Bela Vista, Moinhos de Vento, Bom Fim, Cidade Baixa, Centro, Cristal e Tristeza. O mapa está disponível no aplicativo. O usuário pode ver qual é a estação mais próxima e quantas bicicletas estão disponíveis.
Onde deixar as bikes?
Yellow: podem ser estacionadas em locais onde o estacionamento de bicicletas é permitido (bicicletários públicos e vagas comum de veículos, perpendicularmente ao sentido da via). Pede-se para não estacionar em lugares que prejudiquem a circulação de pedestres, vagas de Zona Azul, faixa de segurança, saídas de veículos, etc. Caso o usuário deixe fora da área de atuação delimitada no app, pagará uma taxa de R$ 30. Importante ressaltar que, para finalizar a corrida, o usuário tem que realizar o travamento manual – tem que, com a mão, baixar uma pequena alavanca na bike para o passeio ser finalizado.
BikePoa: precisam ser deixadas em vaga de uma estação BikePoa
Loop Bike Sharing: em algum dos pontos definidos pela Loop no app. Alguns são paraciclos públicos e outros são as estações próprias.
Quanto tempo dá para ficar com a bike?
Yellow: Não há tempo máximo.
BikePoa: A pessoa pode usar a bicicleta por períodos de 1 hora, podendo entregá-la a uma estação e retirar novamente depois de 15 minutos. Não existe um limite de viagens que podem ser feitas dentro dos planos.
Loop Bike Sharing: Não há tempo máximo