A Secretaria Estadual da Saúde recebeu uma doação de milhares de medicamentos para pacientes com doenças autoimunes, como o lúpus, por exemplo. A entrega ocorreu na terça-feira (30), na Divisão de Assistência Farmacêutica.
A doação foi realizada pela Accord Farma, empresa especializada em genéricos da área de cuidados especializados com alta tecnologia, como oncologia e imunossupressão. A Accord citou a escassez de recursos financeiros do Estado e dificuldade que os pacientes vinham enfrentando para ter acesso aos remédios.
Conforme a secretaria, o laboratório dispunha de uma quantidade significativa de medicamentos com prazo de validade muito curta, o que inviabilizaria o comércio: "Devido a essa situação, a única possibilidade de consumo dos medicamentos dentro do prazo de validade seria em órgãos públicos, onde existe alta demanda", informou a Secretaria de Estado da Saúde, por escrito.
A doação inclui os fármacos Metotrexato 25mg/mL 2mL (4.000 frascos), Topiramato 25 mg (20.000 comprimidos) e Topiramato 50 mg (30.000 comprimidos). Essas medicações podem ser usados para diferenças doenças autoimunes.
– Nossa prioridade é apoiar as pessoas e demonstrar solidariedade, pois estamos falando de medicamentos críticos. Como uma empresa multinacional, nosso papel também é atuar em parceria com o governo brasileiro para que a situação se normalize, considerando o momento atual do país, de recuperação econômica" – disse Abhishek Banerjee, diretor regional da empresa para a América Latina.
A Secretaria da Saúde informou que há no Estado cerca de 2.100 pacientes cadastrados para utilização dos medicamentos recebidos e que as quantidades doadas atendem à necessidade mensal, com exceção do Topiramato 50mg, que atende a 70% da necessidade mensal.
O governo mantém contrato com três distribuidoras para o fornecimento dos remédios. As enfermidades autoimunes, nas quais o sistema imunológico ataca o próprio corpo e os órgãos que deveria proteger, formam um grupo de mais de cem doenças.
A SITUAÇÃO NO ESTADO
Topiramato 50mg
- 299 pacientes, com necessidade anual de 284.220 comprimidos (foram doados 20.000 comprimidos)
Metotrexato 25mg/ml
-1.206 pacientes, com necessidade anual de 55.452 frascos (foram doados 4.000 frascos)
Topiramato 25mg
- 610 pacientes, com necessidade anual de 521.100 comprimidos (foram doados 30.000 comprimidos)