Duas operações contra o mosquito da dengue vão ocorrer nesta segunda-feira em Porto Alegre. As aplicações de inseticidas foram desencadeadas pela confirmação do primeiro caso importado de dengue na capital gaúcha em 2017. As informações são da Rádio Gaúcha.
O paciente, com histórico de viagem recente à Indonésia, teve confirmada a doença no último dia 25. Os bairros que irão receber as operações são Bela Vista e Bom Jesus, locais onde o paciente mora e trabalha.
Leia mais
Índice de infestação de fêmeas de Aedes aegypti atinge status crítico em Porto Alegre
Porto Alegre atinge índice de alerta para infestação de Aedes aegypti
O exame confirmatório de dengue foi liberado no dia 25 de janeiro e o início dos sintomas ocorreu em 21 de janeiro. Segundo a Secretaria de Saúde de Porto Alegre, a aplicação de inseticida somente pode ser feita a partir do final do período de viremia (enquanto o vírus circula no sangue) do paciente, por isso a ação está marcada para nesta segunda-feira.
Além da dengue, um caso importado de zika, de um morador de Porto Alegre que viajou a Cuba, foi confirmado na última semana. Como os exames laboratoriais de zika são mais demorados do que os de dengue, as ações de controle vetorial, incluindo aplicação de inseticida, foi feita no entorno da residência do doente, em 10 de janeiro.
De acordo com boletim emitido na sexta-feira pela Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, em 2017 foram notificadas 83 suspeitas de dengue, 10 de chikungunya e três de zika para residentes de Porto Alegre. Um caso importado de dengue e um de zika foram confirmados.
Não há confirmação de casos autóctones de nenhuma das doenças, nem importados de chikungunya.