O verão está chegando e cada vez mais procura-se saber as condições de balneabilidade do litoral. A pouco mais de dez dias para o início da estação mais quente do ano, as praias de Santa Catarina tiveram 79,4% de pontos próprios para banho. O dado faz parte do levantamento da Fatma referente à segunda semana de dezembro, divulgado nesta sexta-feira.
O percentual representa 170 dos 214 locais analisados pela Fundação. A taxa é exatamente a mesma da primeira semana do mês. Os números se mantiveram os mesmos porque nove pontos ficaram próprios no Estado e a mesma quantidade, em outros locais, se tornou imprópria.
Em Florianópolis, o percentual de balneabilidade foi consideravelmente mais baixo em relação à média do Estado: ficou em 68%. Dos 75 pontos verificados pelos técnicos da Fatma na Capital, 51 estavam próprios. Outros 24 não podiam ser utilizados para banho de mar. No último relatório, havia 57 locais próprios para banho em Florianópolis, o que representa 76%.
De acordo com o técnico de laboratório Marlon Daniel da Silva, a mudança pode ser explicada pelo vendaval que atingiu a cidade no último fim de semana.
– O ciclone e as chuvas do final de semana que atingiram diretamente a Capital interferem no resultado. As chuvas levam as sujeiras das ruas direto para o mar – afirma.
No restante do Litoral, 87,5% dos pontos analisados estão próprios para banho, o que representa 119 locais de um total de 139. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Para esta temporada, as amostras começaram a ser coletadas em 31 de outubro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.
Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Da Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José. O relatório completo pode ser conferido no site da Fatma