Por três horas semanais, o salão da Associação de Moradores do Bairro São Lucas, em Viamão, se transforma. Até os nove buracos na parede lateral de alvenaria viram luminárias especiais para a apresentação que segue no palco improvisado no tablado de madeira do prédio. E o responsável por esta mágica é o ator e professor de teatro Juliano Rabello, 27 anos, um filho de Viamão, como costuma dizer, que decidiu espalhar entre os moradores da região o amor dele pela arte.
O que começou em 2011 como uma oficina do Mais Educação na Escola Municipal Governador Walter Jobim, no Bairro Aparecida, onde o ator estudou e morou na infância, acabou se transformando num grupo teatral e já rende frutos: os primeiros alunos já estão dando aulas gratuitas de teatro para crianças e jovens da região. Mesmo sem apoio ou patrocínio, Juliano fundou ao lado deles o grupo Efêmeros Teatro de Grupo.
Nas tardes de quinta-feira, a turma ensaia no salão as quatro peças do repertório – duas criadas pelo grupo e duas de Shakespeare – e as apresenta em festivais na cidade e no Estado. Para seguirem, Juliano e os jovens têm apoio da Associação de Moradores do São Lucas, que libera o salão, e da Walter Jobim, que libera o ginásio para ensaios aos sábados de manhã. Não há patrocínio, só dedicação espontânea.
Conheça outras histórias do Caminho do Bem
Confira todas as notícias do dia
Caminho do Bem
Viamão: ator leva teatro ao bairro onde viveu durante a infância
Projeto começou há quatro como oficina de teatro numa escola do Bairro Aparecida
Mateus Bruxel
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project