Será conhecido neste sábado o grande vencedor do Desafio Farroupilha, Dança das Invernadas. Exibido em oito capítulos pelo Jornal do Almoço, o reality de danças tradicionais gaúchas chega ao fim depois de contar as histórias dos oito grupos semifinalistas, dos quais dois obtiveram vaga para a final: CTG Tiarayu, de Porto Alegre, e CTG Ronda Charrua, de Farroupilha.
O "desafio" apresentado a eles pela dupla César Oliveira & Rogério Melo, protagonista do especial, é coreografar uma carreira de cancha reta, competição de cavalos típica do interior do Rio Grande do Sul. Quem melhor realizar a tarefa será o vencedor. Ambos os grupos apresentarão a coreografia preparada durante 30 dias, ao vivo, no programa Bah, desafio farroupilha, que a RBS TV apresenta a partir das 13h50min deste sábado. Antes, no Jornal do Almoço, será exibido o último episódio do reality, em que César e Rogério acompanham a montagem das danças e a rotina de ensaios.
Leia mais:
Quiz: quem é você na Revolução Farroupilha?
App Farroupilha traz dicas e serviço para visitantes do Acampamento
No capítulo final, o programa revela os bastidores da preparação. Em busca da perfeição, os grupos têm realizado ensaios de madrugada e também aos finais de semana. E prometem uma série de "efeitos especiais". Em um vídeo postado nas redes sociais, dançarinos do Ronda Charrua aparecem numa oficina mecânica, montando a estrutura dos cavalos que serão utilizados na apresentação. Já a invernada do Tiarayu enfrenta um desafio a mais: está tendo de ensaiar em um CTG emprestado de Alvorada, porque a sede da entidade está com restrições de funcionamento por causa do barulho.
Nesta sexta-feira, o JA anunciou o vencedor do voto popular do reality: é o Grupo de Artes Nativas Ivi Maraé, de São Leopoldo, que somou cerca deum terço dos mais de 185 mil votos coletados pelo portal G1 do RS. A história da invernada comoveu a dupla César e Rogério, por não ter local para ensaiar. Até oficinas mecânicas servem de tablado para os dançarinos treinar para concursos e rodeios.
– Cada ensaio do grupo é um desafio, terminamos um ensaio sem saber onde será o próximo. Estamos muitos felizes com a repercussão do Desafio e, com certeza, isso marcará uma nova era no Ivi Maraé – comemora o patrão Juliano Carlos.