Irritação ocular - os olhos vermelhos - é um sintoma que atinge as pessoas, principalmente, no inverno. De acordo com o oftalmologista Richard Yudi Hida, uma das queixas mais comuns nessa época é o olho seco - caracterizado pelo aumento da evaporação da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes.
Os sintomas são sensação de areia nos olhos, dificuldade para ficar em lugares com ar-condicionado ou em frente ao computador, coceira e olhos embaçados ao final do dia. A superfície do nosso olho contém um componente aquoso e outro gorduroso que, quando misturado, se separa e fica bifásico (a gordura na superfície e água em contato com a córnea). A superfície gordurosa protege a camada aquosa e evita que evapore, permitindo que o ser humano fique sem piscar durante alguns segundos. Quando existe um desequilíbrio dessas duas camadas em condições diversas (computador, ar-condicionado, mudança de clima, etc.), existe um aumento da evaporação da lágrima, causando grande desconforto ocular, chamada de Síndrome do Olho Seco.
Oftalmologista dá dicas para evitar a vista cansada no trabalho
Óculos vendidos em camelô podem causar danos à visão
Quiz da oftalmologia: você cuida bem da sua visão?
Quem adquire a Síndrome do Olho Seco, às vezes, precisa fazer o uso de colírios de lágrimas artificiais, que agem como lubrificantes ou até mesmo realizar tratamento para aumentar a secreção de gordura pelas glândulas ao redor das pálpebras. Para saber a causa desse incômodo, uma consulta ao oftalmologista é essencial.
Outra doença ocular comum no inverno é a conjuntivite: alérgica ou viral. A conjuntivite alérgica não é contagiosa e o principal sintoma é a coceira. A viral, altamente contagiosa, começa com incômodo em um dos olhos - o outro olhos só é afetado dias depois.
- A conjuntivite viral é causada pelo adenovírus, mesmo agente que causa a gripe comum. O paciente com conjuntivite viral, geralmente, pode estar gripado ou com a imunidade baixa por algum motivo. O olho amanhece grudado e, durante o dia, fica vermelho e lacrimeja bastante - explica Richard.
Dicas para evitar problemas
* Baixa umidade do ar, ambientes fechados, ar-condicionado e altas concentrações de poluição atmosférica contribuem para o aparecimento da Síndrome do Olho Seco.
* O tempo seco proporciona e facilita a dispersão de ácaros presentes nos sapatos, roupas e casacos que ficaram guardados por muito tempo no armário. Antes de usá-los, recomenda-se lavá-los e expor ao sol.
* Evite ambientes empoeirados e com ar-condicionado.
* Redobre os cuidados com a higiene das mãos e dos olhos
* Umidifique o quarto durante a noite. Caso não tenha um umidificador, uma boa alternativa é colocar uma bacia ou um balde com água no ambiente.
Confira todas as notícias do jornal
Curta a página do jornal no Facebook
Saúde
Especialista dá dicas para evitar irritações nos olhos durante o inverno
Problemas relacionados ao olho crescem devido à baixa umidade do ar no período mais frio do ano
GZH faz parte do The Trust Project