Fala-se que o ano só começa mesmo depois do Carnaval. Pois a Quarta-feira de Cinzas está aí. Fim de férias, volta ao trabalho, começo de ano letivo. Voltar à rotina, muitas vezes, é doloroso nesta época.
- Encarar o trânsito, os horários e as obrigações se torna mais difícil quando permitimos que o desânimo e a síndrome pós-férias se instale em nossos pensamentos - alerta o psicólogo Fernando Elias José.
Se o desconforto acomete quase todos os que voltam, o psicólogo recomenda atenção à duração e às manifestações de ansiedade causadas pelo retorno.
- Muitas vezes, esse desconforto é causado por problemas que se acumulam no campo profissional, mas que estavam ocultos há muito tempo - destaca.
Nesses casos, segundo o especialista, as férias servem de gatilho para o começo de um processo depressivo derivado de uma insatisfação profissional ou dúvida em relação à área de estudos escolhida. A saída é repensar os planos e redirecionar os esforços, se for o caso, com ajuda psicológica.
Dicas para um retorno tranquilo
:: Alguns dias antes de retomar as atividades, procure acordar e dormir um pouco mais cedo para que o organismo vá se adaptando.
Fim de férias
Psicólogo dá dicas para voltar à rotina de estudo e trabalho sem estresse
Folga pode servir como gatilho para um processo depressivo derivado de insatisfação profissional
GZH faz parte do The Trust Project