Com a correria da vida moderna, as pessoas têm menos tempo livre, e abrem mão de coisas importantes, como cuidar da sua saúde e praticar algum tipo de exercício físico. E, muitas vezes, para literalmente correr atrás do prejuízo, elas acabam usando as folgas de final de semana para se movimentar. O que é positivo, segundo o personal trainer Márcio Soares, especialista do Consultório Bem-estar, desde que tomemos alguns cuidados.
Márcio explica que reunir os amigos para uma partida de vôlei ou de futebol, ou ainda sair para pedalar, caminhar ou correr com o parceiro, por exemplo, pode ser muito benéfico, tanto para o corpo, quanto para a mente, pois, além de este ser um momento de socialização, o que traz bem-estar psicológico, faz com que o corpo se movimente e entre em atividade.
No entanto, esse tipo de prática precisa estar pautada em dois pilares: planejamento e auto-conhecimento.
- É bem comum acompanharmos disputas acirradas de futebol com gente com total falta de condicionamento físico, com aquela famosa "barriguinha" e excesso de peso. Esta prática, sem um planejamento adequado, poderá trazer sérios problemas a esta pessoa - explica.
Quer praticar exercícios físicos, mas tem dúvidas do que fazer? Mande suas dúvidas para o Consultório e elas serão respondidas por Márcio.
Márcio revela que a prática de exercícios extenuantes, para quem não possui uma vida física ativa, pode provocar, inclusive, ataque cardíaco ou infarto. O exagero manteria o coração em um ritmo acelerado, aumentando o período no qual os problemas podem acontecer.
- Estudos sugerem que pequenas quantidades de exercício em alta-intensidade podem aumentar as chances de pessoas não condicionadas sofrerem ataques cardíacos - afirma.
Além disso, conhecer o próprio corpo e seus limites é fundamental para que, ao aliar exercícios físicos e lazer, não ocorram acidentes que podem, inclusive, prejudicar a sua saúde.
- Jogar futebol, correr, pedalar ou outras atividades, se não forem feitas em um ritmo seguro, podem nos trazer problemas articulares, musculares e cardíacos - alerta.
Antes de iniciar qualquer exercício físico, aconselha Márcio, é de fundamental importância fazer uma avaliação médica e buscar a orientação de um profissional de educação física, para que o exercício seja feito da maneira correta e segura.
- O importante é que cada um consiga exercitar-se regularmente, sem forçar o organismo, usando o bom senso e sempre dentro dos limites de segurança. No resto, é só aproveitar esses momentos de descontração para relaxar - afirma.
As dicas de Márcio para quem quer fazer exercícios físicos:
:: faça do seu exercício um momento de prazer, aproveite bastante esta atividade;
:: faça sempre um aquecimento antes de iniciar os exercícios;
:: não esqueça do alongamento antes e após as atividades;
:: utilize equipamentos, tênis e roupas específicas para cada esporte;
:: cuide da sua alimentação;
:: tome bastante água, estar bem hidratado é muito importante;
:: cuide a temperatura e o horário em que fará esses exercícios. Utilize sempre o protetor solar.
Notícia
Atletas de final de semana: os cuidados e os benefícios de associar exercícios físicos e lazer
Cuidar da saúde aos finais de semana é benéfico, desde que respeitados os limites do corpo
GZH faz parte do The Trust Project