Quando uma pessoa morre é muito comum os usuários irem até o perfil dela no Facebook para enviar mensagens de despedida. Pensando nisso, a rede social criou uma estratégia para que esses perfis sejam alterados para uma espécie de memorial.
Para isso, é importante que a pessoa deixe outros usuários autorizados a fazer a "conversão" no seu perfil. São duas possibilidades: um contato herdeiro, que poderá deixar um post fixado no topo da timeline, assim como trocar a imagem de perfil; ou então um familiar pode entrar em contato diretamente com a assistência do Facebook e pedir que a conta seja convertida em um "memorial".
Contato herdeiro
O contato herdeiro é uma pessoa que recebeu a permissão para atualizar o perfil. Antes de morrer, a pessoa precisa acessar as configurações e liberar o usuário em específico. Este herdeiro pode publicar um post fixo ao ente querido, responder as solicitações de amizade, trocar a imagem de perfil e a foto de capa. No entanto, ele não terá acesso às mensagens privadas.
Como liberar um herdeiro
1. Na seta do canto direito superior, clique em "Configurações";
2. Vá em "Segurança";
3. Na área "Contato herdeiro", escreva o nome de perfil e/ou e-mail da pessoa que será autorizada. O Facebook dá a opção de avisar naquele momento sobre a solicitação ou somente depois da morte.
Memorial - perfil imortalizado
Nessa opção, qualquer pessoa, mesmo fora do Facebook, pode fazer o pedido, desde que envie uma certidão de óbito do usuário. Assim, o perfil será convertido em um memorial, e irá aparecer nos anúncios "Pessoas que você talvez conheça" e não permite o acesso externo.
Caso a pessoa seja parente de primeiro grau, basta acessar o formulário especial de "Solicitação especial para pessoa falecida". Nesta seção, a pessoa precisa informar o nome completo do morto, link do perfil e enviar um documento que comprove o óbito.