A Apple apresentou nesta segunda-feira (4) o iOS 12, a mais recente versão do seu sistema operacional para iPhones e iPads. De acordo com a empresa, a atualização faz com que os dispositivos lançados a partir de 2013 funcionem melhor.
Em sua conferência anual de desenvolvedores, a Apple revelou que o iOS 12 pode fazer tarefas simples, como abrir aplicativos, até duas vezes mais rápido do que seu antecessor, o iOS 11. Todos os aparelhos que possuem a versão antiga hoje poderão atualizar para a nova.
Confira as novidades do novo sistema:
Realidade Aumentada
Junto com a Pixar, a Apple lançou um novo formato de arquivo, o USDZ, específico para realidade aumentada, que, logo no início, será aceito para plataformas de empresas como Adobe e Autodesk.
Imagens criadas em USDZ podem ser capturadas de um site, por exemplo, e vistas como ficariam em um mundo real. Na conferência, foi usado o exemplo de uma loja online de guitarras. As fotos do instrumento no formato lançado pela Apple podiam ser posicionadas sobre uma mesa para mostrar detalhes do instrumento. Outro exemplo citado foi o jogo da Lego, que usa a tecnologia Apple para criar cidades sobre uma superfície física. A partir disso, dois jogadores, cada um com o seu tablet ou celular, podem ajudar a construir, inserir personagens ou espionar a parte interior dos prédios digitais.
Além disso, um novo aplicativo, chamado “Measure” poderá tirar medidas de objetos físicos. Durante a apresentação, o recurso foi utilizado para medir as dimensões de uma mala.
Novidades na Siri
A assistente digital da Apple, a Siri, está ganhando algumas novidades interessantes. Agora, ela poderá interagir com aplicativos de terceiros através de "atalhos". Os usuários poderão incluir os botões “Adicionar à Siri” em algumas funções de seus apps. Por exemplo, a partir de um aplicativo de viagem, será possível configurar a Siri para que ela exiba detalhes das férias todas as vezes que a sentença "Planos de Viagem" for dita.
A Siri também passará a fazer sugestões proativas com mais ênfase, baseadas na atividade das pessoas com seus aplicativos favoritos.
Animoji
Com o objetivo de deixar as representações faciais mais realistas, os Animojis, lançados em 2017 com o IPhone X, agora estão mais completos, conseguindo representar também movimentos com a língua do usuário.
Outra novidade é que será possível criar animojis a partir da própria imagem captada pela câmera. O recurso já havia surgido no Galaxy S9, da Samsung, e no iOS 12, eles serão chamados de Memoji.
Facetime
O FaceTime foi integrado ao iMessage, aplicativo de mensagens da Apple, e agora poderá fazer ligações de vídeo em grupo. Com a novidade, será possível que 32 pessoas participem ao mesmo tempo de uma chamada. Usuários poderão entrar ou sair do grupo conforme desejarem.
Notificações
Com o iOS 12, a empresa vai organizar as notificações por tipo de aplicativo e não como uma lista contínua, permitindo que o usuário as revise ou dispense de uma só vez.
A função App Limits mostrará o tempo gasto em cada app, assim como quais serviços enviam mais notificações. Dessa forma, será possível determinar quanto tempo será gasto em cada aplicativo e, quando o tempo programado estiver para acabar, o usuário receberá um aviso. Quando o tempo se esgotar, o aplicativo será fechado.
Ainda não há uma data certa para o lançamento oficial do novo sistema, mas a previsão é para setembro deste ano.