Na tarde desta terça-feira (26), o Twitter informou que iniciou testes que mudarão o conceito da rede social. Ainda com um grupo restrito, a rede de microblogs liberou que usuários utilizem 280 caracteres em seus tuítes — o dobro do número atual.
("Você não consegue escrever seu Tweet em 140 caracteres?
Nós estamos tentando algo novo com um grupo reduzido, e ampliando o limite de caracteres para 280! Animado com as possibilidades?", disse o comunicado)
Segundo a rede social, a ideia de aumentar o número de caracteres busca atender principalmente os usuários que escrevem em inglês. Em termos comparativos, apenas 0,4% de todos os tuítes em japonês atingiu o limite de 140 caracteres, e a maioria usa apenas 15 letras. A porcentagem sobe para 9% nas publicações em inglês — elas têm uma média de 34 caracteres.
Apesar das mudanças, a rede social acredita que "os tuítes vão diretamente ao ponto com a informação" ou onde realmente importa. "Isso é algo que nunca mudaremos", finaliza o comunicado.
Com a novidade, centenas de usuários aproveitaram para expressar suas opiniões sobre o aumento de caracteres. A principal "brincadeira" se refere aos famosos "textões", que é uma característica mais perceptível em outras redes sociais. Veja as principais sacadas dos usuários: