O Twitter anunciou nesta terça-feira um projeto piloto que permite aumentar o tamanho das mensagens postadas na rede social, os chamados tuítes, a 280 caracteres, o dobro do limite atual, no mais recente esforço para incrementar o serviço.
A empresa, sediada em San Francisco, Califórnia, informou que o novo sistema, uma mudança importante na plataforma de mensagens conhecida pelo limite de 140 caracteres por tuíte, visa a se dirigir a "uma grande causa de frustração" para muitos usuários.
Um "pequeno grupo" de usuários testará os novos limites antes de o Twitter decidir implementar as mudanças de forma mais abrangente.
"Tentar espremer seus pensamentos em um tuíte - todos já passamos por isso, é doloroso", reagiu a gerente de produtos Aliza Rosen e o engenheiro de software Ikuhiro Ihara em um blog.
"Estamos fazendo algo novo: vamos tentar um limite maior, de 280 caracteres, em idiomas impactados pela compressão", prosseguiram.
O Twitter planeja manter o antigo limite ativo para tuítes em japonês, chinês e coreano porque dados internos demonstraram que os caracteres escritos nestes idiomas cabem com folga no espaço destinado.
"Nossas pesquisas nos mostraram que o limite de caracteres é uma forte causa de frustração para pessoas que tuítam em inglês, mas não para aquelas que tuítam em japonês", escreveram Rosen e Ihara.
"Além disso, em todos os mercados onde as pessoas não tenham que espremer seus pensamentos em 140 caracteres (...), veremos mais gente tuitando", prosseguiram.
* AFP