O Mustang GT Performance, mais ousado, potente e eletrônico, chega aos 60 anos atualizado. Na sétima geração, mítico esportivo Ford preserva as origens e avança na tecnologia, conforto, desempenho e segurança. O visual, detalhes clássicos, o motor V8 e a tração traseira mantém a tradição esportiva. Rodamos 500 quilômetros pelas ruas e estradas gaúchas com um Ford Mustang GT Performance 2024 que tem preço de R$ 529 mil.
O visual esportivo combina as linhas ousadas e atualizadas com os elementos clássicos do modelo original dos anos 60. A frente baixa, o capô longo, os para-lamas robustos e as lanternas traseiras tripartidas remetem ao modelo pioneiro que, a partir das ruas de São Francisco (EUA), conquistou o mundo pelas telas, ruas e estradas.
O interior do GT Performance atualizado acompanhou a evolução da tecnologia com avançados recursos eletrônicos. Acabamento premium, remete a caças a jato, avança na conectividade e chama a atenção pelas generosas telas digitais do quadro de instrumentos e do multimídia.
A frente marcada pela nova grade maior, faróis full-LED, assinatura de três elementos em LED (como as lanternas traseiras) e entradas de ar no capô personalizam a frente. A linha do teto também foi otimizada para facilitar a entrada e saída do motorista sem precisar remover o capacete nas pistas.
A nova traseira, em formato de cunha, traz lanternas de três barras com sinalizadores sequenciais e aerofólio elevado. As ponteiras do escapamento são duplas e cromadas. As rodas são de 19 polegadas e os pneus Pirelli P-Zero 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 atrás.
Com 4,811 metros de comprimento, 1,398 de altura e 2,08 m de largura, a distância entre eixos é de 2,719 m. O porta-malas leva 382 litros.
Conceito futurista
O interior com conceito futurista e acabamento premium, combina couro, materiais emborrachados e plástico. O quadro de instrumentos e o multimídia personalizáveis, são integrados por tela única. A dos instrumentos de 12,4 polegadas e do Sync4 de 13,2 polegadas personalizáveis com várias funções e opções. Além do GPS embarcado, é interativo com Android Auto, Apple CarPlay, aplicativos sem fio e entradas A e C. A recarga do celular é por indução e o sistema de som premium B&O com 12 alto falantes.
O volante esportivo multifuncional de base reta tem regulagem elétrica e aquecimento. Os bancos têm revestimento parcial em couro e contam com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. O Remote Ver permite ligar e acelerar o motor remotamente pela chave.
O aplicativo FordPass Connect permite comandar funções remotas pelo celular como travar e destravar as portas, acionar as luzes e buzina, partida com climatização, verificar o nível de combustível, autonomia e odômetro, localizar o veículo e receber alertas de funcionamento e alarme.
Propulsão avançada
O motor Coyote V8 5.0 de 488 cv de potência e força (torque) de 58 kgfm atua combinado com a transmissão automática de dez velocidades. O Mustang acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e chega à velocidade máxima de 270 km/h.
Pelo Inmetro, o consumo de gasolina na cidade é de 6,2 km/l e na estrada de, 8,3 km/l.
O novo GT conta com cinco modos de condução – Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag - para regular a assistência elétrica da direção, a sensibilidade do acelerador, a troca de marchas, a rigidez da suspensão e o ronco do escapamento até a tela do painel de instrumentos para diferentes situações de rodagem.
A suspensão adaptativa MagneRide tem quatro opções de ajustes. Os freios Brembo, na dianteira e na traseira, têm discos maiores e as barras estabilizadoras são do Mach 1. O freio eletrônico Drift Brake, o sistema de detecção automática de buracos e o Remote Rev, que permite acelerar o motor remotamente pela chave, são novos recursos exclusivos.
Com sete airbags (dianteiros, laterais, de cortinas e joelho para o passageiro) e Mustang GT conta com avançada tecnologia de apoio à condução e à segurança. São recursos como controle eletrônico de velocidade adaptativo com Stop & Go, alerta de colisão com detecção de pedestres, de tráfego cruzado e de ponto ponto cego, assistente de manobras evasivas e sensor de ré, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção e centralização em faixa, reconhecimento de placas de velocidade e câmera de ré, entre outros.
Show nas ruas e estradas
A condução do Mustang GT foi única. Ao contrário de outras oportunidades no país, incluindo no autódromo de Interlagos, e nos Estados Unidos, a evolução atualizou o comportamento esportivo e sofisticou o interior.
Sem perder a sua essência, os recursos eletrônicos fizeram a diferença e remeteram aos dos esportivos europeus atuais.
O bom espaço para o condutor, com a posição de dirigir mais baixa, e acompanhante, é reduzido atrás, no máximo, para duas crianças.
Ao ligar o motor, o ronco do V8 entusiasmou, na cidade suave no modo silencioso. Apenas mostrou sua raça nas arrancadas e no anda e para do trânsito urbano.
Da sinfonia urbana ao show pop
Na estrada, a sinfonia urbana virou show pop ao som dos escapamentos. As variações das mais de 20 combinações conjuntas ou independentes de direção, condução, suspensão, ronco do motor e customizada fizeram o tempo passar rápido.
Não apenas quem conduzia, também quem rodava próximo não resistiu o apelo de olhar para o lado. Nas retomadas de velocidade, trocas de marchas e ultrapassagens, o ronco encheu o espaço e empolgou pelas quatro saídas do escape.
Pelo retrovisor
O Mustang GT rodou tranquilo nas ruas e estradas. A direção elétrica facilitou as manobras nas ruas e a câmera de ré e os sensores no estacionamento, mesmo em vagas reduzidas. Nas estradas, os recursos eletrônicos apoiaram a condução segura em trechos sinuosos de curvas acentuadas e permitiram curtir a potencialidade do esportivo Ford.
A suspensão adaptativa e o detector de buracos ignoraram o piso irregular, nem sempre em bom estado das nossas ruas e estradas. Apenas com cuidado das lombadas e quebra-molas pela altura do carro.
Nas ruas e estradas foi preciso atenção e lembrar sempre o potente V8 sob capô e a tração traseira. Detalhe especial para o freio de estacionamento eletrônico de formato convencional como mecânico para manobras como drift.
A versatilidade do quadro de instrumentos acompanhou as configurações da condução trocando os grafismos e informações. Na estrada, o modo pista mostrou até a pressão do óleo do motor, a aceleração lateral e a situação da bateria. Para completar, as múltiplas combinações da iluminação ambiente.
Conclusão
O Mustang GT Performance avançou no conforto, desempenho, tecnologia e segurança. Ousado, aos 60 anos e na sétima geração, preserva a origem e a tradição esportiva com detalhes clássicos do visual, o motor V8 e a tração traseira do pioneiro que, a partir das ruas de São Francisco (EUA), conquistou o mundo pelas telas, ruas e estradas.
Para quem já conduziu as diversas versões do Mustang no país e no exterior, o GT Performance empolgou. A evolução atualizou o comportamento esportivo, sofisticou o interior e acrescentou mais tecnologia.
A condução, direção, suspensão e segurança evoluíram. Nas ruas e estradas, a usina de força do V8 5.0 de 488 cv combinado com a transmissão automática de dez velocidades e tração traseira manteve a tradição do ícone americano. Foi preciso atenção e cuidado para manter os limites de velocidade nos trechos urbanos e rodoviários.
Como sempre, na decisão de compra é importante avaliar o uso e o custo-benefício em relação considerando as características esportivas do Mustang GT Performance e seu investimento superior aos R$ 500 mil.