A necessidade do reparo dos airbags dos veículos Toyota fabricados entre 2007 e 2017 e que ainda não fizeram o recall levou a Savarauto promover uma campanha de alerta. A ação abrange no Estado cerca de 600 veículos de diversos modelos da marca japonesa que ainda não procuraram a concessionária para a substituição ou correção de uma peça no airbag dos carros.
A exposição de um carro batido, com o airbag acionado, reforça a necessidade de troca do equipamento. A campanha da Savarauto Toyota de alerta do recalls tem foco na segurança dos proprietários de veículos do Estado. A ação começou no Posto Nonemacher (R. J. Thadeu Onar, 35 - Jardim Europa), em Porto Alegre.
Os condutores de veículos Toyota recebem de colaboradores do posto materiais informativos que destacam a importância do recall e gravidade do risco se a ação não ocorrer. A Savarauto Toyota avalia a possibilidade de estender a exposição às demais cidades onde atua como concessionária – Bagé, Canoas, Pelotas e Osório. Também planeja outras ações nesses municípios.
O que é o recall
O desafio da falta de adesão à cultura do recall por parte dos brasileiros é destacado pelo gerente de pós-vendas da Savarauto Rafael Sampietro. O executivo ressalta a importância de fazer o recall para a segurança, e que muitos sabem que há uma campanha, mas não compreendem a necessidade de participar.
Nossa meta é mudar essa percepção, aproveitando a força da marca Toyota para conscientizar sobre a importância da segurança
RAFAEL SAMPIETRO
gerente de pós-vendas da Savarauto
O recall ocorre quando um componente de um veículo apresenta uma falha que pode comprometer seu funcionamento a segurança dos usuários. O recall é um serviço gratuito.
A campanha da Savarauto visa a substituição ou correção de uma peça no airbag de cerca de 600 carros de clientes no Estado que precisam de recall. Além de diagnósticos detalhados e orientação sobre as necessidades de reparo, mesmo que o veículo não esteja na lista de recall, os clientes terão inspeção gratuita.
O recall dos airbags da Takata, fornecedora da global da Toyota e outros 18 fabricantes atingiu cerca de 100 milhões de carros. No Brasil foram mais de cinco milhões, dos quais apenas a metade realizou o reparo.
A caixa metálica com o gás que infla a bolsa pode ser deteriorada pela umidade e o calor. A reação pode liberar estilhaços metálicos em alta velocidade e não a abertura segura do airbag, com risco potencial para os ocupantes do veículo.
Este problema se tornou o maior recall da história do mercado automotivo global. Embora a Toyota esteja conduzindo investigações, não houve registros de incidentes fatais relacionados ao caso. No entanto, a gravidade do risco é real
ARMANDO CILI
Coordenador Regional Sul e Sudeste de Pós-Vendas da Toyota,