O Q6 e-tron, o Audi 100% elétrico chega com visual atualizado e avançada tecnologia de conforto, conectividade e segurança. Na segunda geração, o utilitário esportivo médio tem nova plataforma, conjunto propulsor combinado de 387 cv e autonomia de 411 quilômetros. Em venda direta durante a pré-venda, o Audi Q6 e-tron Performance quattro tem preço de R$ 529.990, e Q6 e-tron Performance Black quattro, de 569.990.
O novo Q6 e-tron representa a visão da Audi para a mobilidade elétrica premium do futuro. Montado sobre a Plataforma Elétrica Premium (em inglês PPE) identificará os próximos veículos elétricos da marca alemã.
A plataforma PPE foi desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos. A nova arquitetura de 800 Volts garante autonomia e performance de recarga, com picos de 270kW DC no carregador de carga rápida de corrente contínua. O tamanho da bateria e a distância entre-eixos dos veículos são variáveis, o que permite modelos utilitários esportivos como Sportback ou Avant.
Nova linguagem visual da marca
As linhas mais fluídas e orgânicas, os vincos menos proeminentes e o conjunto ótico afilado traduzem a nova linguagem visual da marca. O modelo utiliza o novo logotipo Audi rings, com estética bidimensional e cores foscas.
A frente vertical com a grade fechada e invertida acompanha a linguagem dos modelos 100% elétricos da Audi. Os faróis LED Matrix têm setas dinâmicas e as luzes diurnas (DRL) em LED assinatura personalizável em oito opções. As lanternas traseiras são full-LED PRO com sinalizadores dinâmicos.
Com 4,771 metros de comprimento, 2,193 m de largura e 1,685 de altura, a distância entre-eixos é de 2,889 m. O porta-malas leva de 526 litros a 1.529 litros com os bancos traseiros rebatidos. Um espaço adicional de 64 litros fica sob o capô.
Interior funcional
Projetado de dentro para fora, o interior funcional do Q6 e-tron combina um design tridimensional com sofisticação, conforto e tecnologia. O novo volante multifuncional de base reta conta com teclas sensíveis ao toque.
A tela curva em OLED integra o quadro de instrumento de 11,9 polegadas e do multimídia de 14,5 polegadas. Para completar, um display de 10,9 polegadas exclusivo para o passageiro da frente permite acompanhar as funcionalidades da tela principal e auxiliar o condutor, por exemplo, na navegação e controle de mídias. O aplicativo Audi e-tron permite acompanhamento e funções remotas.
Os bancos dianteiros esportivos em couro/couro sintético têm ajustes elétricos. O sistema de navegação por satélite é nativo. As saídas do ar-condicionado automático digital de três zonas são horizontais e estreitas e os comandos estão na parte inferior da tela sensível ao toque. O sistema de som Bang & Olufsen Premium com som 3D também está disponível em ambas as versões.
O head-up display com realidade aumentada projeta diversas informações no para-brisa. Também oferece duas opções de jogos operados pelas aletas do do volante e que funcionam somente com o veículo parado, como em carregamento por exemplo. O teto solar panorâmico tem acionamento elétrico.
Propulsão 100% elétrica
O conjunto propulsor das duas versões conta com baterias de íon lítio e capacidade de 100 kWh e dois motor 100% elétricos, um assíncrono na dianteira e outro síncrono no eixo traseiro. A potência combinada é de 387 cv e força (torque) 54,55 kgfm. A tração é integral quattro. Pelo Inmetro, a autonomia total é de 411 quilômetros.
O Q6 e-tron acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e chega a velocidade máxima de 210 km/h limitada eletronicamente.
Airbags dianteiros, laterais dianteiros e traseiros e cortina, Audi Drive Select, controle eletrônico de velocidade adaptativo, emergência e sistema de frenagem autônoma, assistente de troca de faixa e de conversão em marcha ré, alerta de trafego reverso, câmeras 360º, aviso de saída de faixa com assistente de estacionamento com sensores dianteiro e traseiro estão entre os recursos de apoio a condução e a segurança.
Q6 e-tron topo de linha
A versão topo de linha Q6 e-tron Performance Black quattro traz, entre os itens de conforto, acabamento das soleiras das portas com logo S em alumínio e iluminadas, bancos dianteiros esportivos em combinação couro/couro sintético e inscrição S, pacote de luzes ambiente Plus, pedaleiras em aço inoxidável e volante em couro perfurado, multifuncional com aletas para troca sequencial de marchas, aquecido e com inscrição "S" como parte do pacote S line interior.
O visual da versão topo de linha Q6 e-tron Performance Black quattro é destacado pelo pacote S line exterior, com para-choques esportivos que remetem ao modelos RS e-tron GT, capa do espelho retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos das janelas na cor preto brilhante e rodas de alumínio Audi Sport de 21 polegadas e pneus 255/45 R21 (dianteiros) e 285/40 R21 (traseiros). Na cabine, a versão oferece o head-Up display de realidade aumentada, e sistema de som Bang&Olufsen 3D.
Azul Plasma, azul Ascari, branco Geleira, cinza Imã, cinza Manhattan e preto Mito são as cores disponiveis para o Q6 e-tron Performance. No interior, os assentos em tonalidade preta têm costura na cor cinza rocha.
Azul Plasma, azul Ascari, branco Geleira, cinza Imã, cinza Manhattan, cinza Daytona e preto Mito são as cores a versão Performance Black quattro. Os bancos têm opções preto com costura cinza rocha, e cinza com costuras cinza antracite.
Desafios na pista
O Q6 e-tron mostrou na pista testes da Bridgestone, no interior de São Paulo, durante rápido teste, algumas das suas principais tecnologias. No circuito, foram montados trechos específicos para avaliar, aceleração, capacidade de frenagem, suspensão, rolagem e dirigibilidade, incluindo em pista molhada. Nas mais diversas situações, o utilitário esportivo elétrico provou a eficiência dos seus recursos eletrônicos de apoio à segurança.