A Ranger Raptor desafia o asfalto, a terra, a areia e trilhas radicais sem comprometer o conforto. Versátil, o motor V6 3.0 biturbo, a transmissão automática, a tração 4x4 e recursos eletrônicos garantem alto desempenho com segurança em qualquer terreno. Rodamos 500 quilômetros por cidades e estradas gaúchas com a picape média mais rápida do país. A Ford Ranger Raptor tem preço a partir de R$ 469.700.
Chassi redesenhado, o conjunto propulsor, a suspensão e a avançada tecnologia garantem à Raptor a versatilidade de rodar na cidade, na estrada ou em piso de condições adversas com desempenho esportivo.
Desenvolvida pela divisão de alto desempenho da marca norte-americana, a Ford Performance, a Raptor foi inspirada nos veículos de competição do deserto. Versátil, pode até saltar.
Maior, mais larga e alta, a Raptor tem 5,3 metros de comprimento, 2,2 metros de largura e 1,92 metro de altura. A distância entre-eixos é de 3,2 metros. Redesenhado, o chassi tem reforços estruturais laterais nas longarinas, nas torres dos conjuntos de mola-amortecedor e no suporte do estepe.
A nova suspensão recebeu reforços na fixação e amortecedores de competição Fox. As rodas e pneus são especiais. Direção, cárter, transmissão e tanque de combustível têm protetores inferiores de alta resistência. A capacidade de imersão é de 85 centímetros.
Produzido na Tailândia, o design customizado da Raptor valoriza a esportividade. O visual exclusivo é valorizado pela grade, para-choques de aço conectados aos alargadores dos para-lamas dianteira e na traseira pretos. O protetor dianteiro inferior, na cor prata, traz dois ganchos de reboque. Os faróis LED Matrix têm foco variável e direcional.
As caixas de roda elevadas, as rodas de liga leve de 17 polegadas pretas e os pneus 285/70 R17AT Ceneral Grabber marcam as laterais. A caçamba conta com protetor Flexbed, tomadas de 120 V e 12 V, pontos de ancoragem e tampas para a instalação de acessórios.
Amplo e sofisticado interior
Tem acesso por aproximação e partida por botão. O sofisticado interior da Raptor chama a atenção pelo espaço, luxo e sofisticação. O volante multifuncional traz aletas para trocas de marcha e botões de acesso aos modos de condução. Os bancos esportivos em formato de concha revestidos em couro e suede preto têm detalhes em laranja e ajustes elétricos.
O quadro digital de instrumentos é de 12,4 polegadas com medidores e gráficos exclusivos, incluindo indicador de troca de marchas. A multimídia SYNC 4, com tela de 12,4 polegadas vertical e sistema de navegação tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay e aplicativos sem fio. Com entradas USB-A e USB-C, a recarga do celular é por indução. O sistema de som é B&O. O aplicativo FordPass Connect realiza diversas funções e fornece informações do veículo e serviços pelo celular.
Propulsão e avançada tecnologia
O conjunto propulsor da Ranger Raptor combina o motor V6 3.0 biturbo GTDI a gasolina de 397 cv de potência e força (torque) de 59,45 kgfm com a transmissão automática de dez velocidades, sete modos de condução e tração integral.
O controle eletrônico off-road garante a tração nas subidas e descidas em terrenos irregulares, em velocidades de até 32 km/h. Os modos de condução normal, escorregadio, lama/terra, areia, esportivo, rock crawl e baja ajustam o motor, transmissão, freios, ABS, tração, direção, suspensão e escapamento. Alteram o grafismo do quadro de instrumentos. A direção elétrica progressiva tem quatro modos de ajuste - conforto, normal, esporte e off-road.
O controle eletrônico de velocidade adaptativo com stop & go, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, assistentes de cruzamentos, de frenagem autônoma em marcha a ré, de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, de estacionamento automático e frenagem pós-colisão, alerta de trafego cruzado estão entre os recursos de auxílio à condução.
O consumo de combustível pelo Inmetro é de 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Durante a avaliação, as médias variaram acompanhando as condições de trânsito e condução. Na cidade, ficaram de 6,2 km/l a 8,1 km/l. Na estrada, em velocidade constante, foram de 7,6 km/l a 11,2 km/l, a 80 km/h, e de 5,8 km/l a 7,2 km/l, a 110 km/l. O tanque de combustível é de 82 litros.
Imponente, ousada e versátil
Robusto, o porte avantajado chama a atenção em todo o lugar e impõe respeito nas ruas e estradas. Os grafismos reforçam o visual esportivo com detalhes que remetem ao uso em qualquer terreno, principalmente na carroceria preto Asturias.
Com mais de 5 metros de comprimento e 2,2 metros de largura, o tamanho limita a mobilidade da Ranger Raptor na cidade. As ultrapassagens nas ruas e avenidas foram facilitadas pela maioria dos motoristas que abriram a passagem. Os poucos que arriscaram passar foram mais para ver a picape. As dimensões reduzem os espaços e as manobras de estacionamento.
A estrada é ambiente adequado para a Raptor. O domínio da picape foi facilitado pelos ajustes do banco e da coluna da direção elétrica com três opções de condução. A posição elevada de dirigir e a área envidraçada garantem a boa visibilidade externa, reduzida apenas atrás pela caçamba longa e alta.
Sobrou potência e força para o conjunto propulsor. Os 397 cv e força de 59,45 kgfm combinados com o câmbio automático de dez velocidades e a tração integral garantiram ótimo desempenho à picape, apesar das 2,5 toneladas. Tem arrancadas, ultrapassagens e retomadas de velocidade rápidas. Foi preciso cuidado constante no acelerador para atender os limites da estrada.
Se a potência e força do conjunto propulsor empolgaram, a eficiência da suspensão surpreendeu. Os amortecedores ajustáveis inteligentes garantem o conforto e a estabilidade à rodagem na condução no modo selecionado. A picape manteve a trajetória mesmo em velocidades mais elevadas e curvas acentuadas.
A suspensão absorveu os impactos do pavimento irregular, dos buracos, das lombadas e dos quebra-molas, sem transmitir a vibração externa para o interior. O mesmo ocorreu em trechos de terra e areia. O modo Sport reforçou a vocação esportiva da picape da condução ao comportamento ou ronco do motor. Acelerou as respostas do conjunto propulsor com rápidas trocas de marcha.
Conclusão
O comportamento aventureiro esportivo com o potente conjunto propulsor, a excelente suspensão, o sofisticado interior de um carro de passeio e a avançada tecnologia fazem da Ranger Raptor uma picape exclusiva.
Com o motor biturbo a gasolina de 397 cv e força (torque) de 59,45 kgfm combinado com o câmbio automático de dez velocidades e a tração integral, a picape Ford desafia asfalto, a terra, a areia e trilhas radicais. O porte avantajado da Raptor chama a atenção em todo o lugar e impõe respeito nas ruas e estradas, mas reduz a mobilidade, o espaço e as manobras de estacionamento na cidade.
Única no seu segmento, como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar o uso e o custo-benefício da Ranger Raptor de mais de R$ 450 mil. Muito mais do que uma picape e uma aventureira esportiva que promete fortes emoções em qualquer terreno.