O Kia EV5 chega ao Brasil. Com autonomia de 402 quilômetros pelo Inmetro a 550 quilômetros pelo ciclo WLTP, o utilitário esportivo é o primeiro modelo 100% elétrico da marca vendido no país. Em versão única, o Kia EV5 Land tem preço de lançamento de R$ 399.990.
Desenvolvido para atender às necessidades das famílias da geração do milênio no uso diário e em viagem, o EV5 é um utilitário esportivo médio de cinco lugares. O porta-malas leva de 513 litros a 1.718 litros com o banco traseiro rebatido.
O conjunto propulsor combina motor elétrico dianteiro de 217 cv de potência e força (torque) de 31,6kgfm com bateria de 88,16kWh de capacidade em 400V de tensão. O EV5 acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e, pelo Inmetro, com nota A, o consumo na cidade é de 37,6 km/l e na estrada de 30,5 km/l.
A recarga de 80% da bateria em corrente contínua (DC) de 360kW leva 27 minutos ou em estação de 50kW em 83 minutos. Na corrente alternada (AC) de 11 kW passa para oito horas e 10 minutos, e de 7 kW (rede doméstica) em nove horas e 40 minutos.
A suspensão dianteira do EV5 é tipo MacPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás e a traseira é multilink. Os freios a disco são ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras.
As linhas fortes destacam o visual com a grade frontal chamada de nariz de tigre pela Kia e o capô sólido. O conjunto óptico incorpora à iluminação, definida pela montadora de mapa estelar tridimensional formada por faróis e luzes diurnas (DRL) em LED. Os para-lamas largos nas laterais e o spoiler estendido, placa de proteção inferior e a assinatura luminosa completam o conjunto. As rodas de liga leve são de 18" e os pneus 225/45 R18.
Branco neve, prata marfim, prata marfim opaco, azul gelo, azul maré, preto noite estelar, cinza mineral e verde iceberg são as oito cores disponíveis do EV5.
Com 4,615 metros de comprimento, 1,875m de largura e 1,715m de altura. A distância entre-eixos é de 2,750m.
Materiais reciclados
O interior, inspirado no EV9 e comparado pela Kia a um lounge, tem revestimento em materiais reciclados e macios. Direção elétrica, o quadro digital de instrumentos de 12,3 polegadas e a central multimídia, também de 12,3 polegadas são interligados. A conexão com Android Auto e Apple CarPlay é sem fio e a recarga por indução.
Seis airbags, os bancos são revestidos em couro sintético e tecido. Os dianteiros têm aquecimento e o do condutor ajustes elétricos. O teto solar panorâmico e a tampa do porta-malas contam com acionamento elétrico.
O utilitário esportivo elétrico Kia conta com tecnologias de condução semi-autônoma. São recursos como controle eletrônico de velocidade adaptativo, alertas de fadiga do condutor, de ponto cego e de saída de faixa, assistentes de colisão traseira, de tráfego cruzado, de centralização e permanência em faixa, de farol alto, prevenção de colisão frontal, frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres e ciclistas, câmeras de ré e visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, entre outros.
O EV5 tem garantia de cinco anos sem limite de quilometragem e de oito anos ou 160 mil quilômetros para a bateria de alta voltagem.
O carregador de emergência, um wallbox residencial de 7kW e as primeiras revisões, de 20 mil, 40 mil e 60 mil, são gratuitas durante o lançamento.