O Territory mudou. Maior, mais potente e com avançada tecnologia, o utilitário esportivo importado da China ficou mais competitivo. Bem completo, equipado com motor turbo e câmbio automatizado de dupla embreagem, o novo Ford Territory Titanium 2024 tem preço de R$ 209.990.
Desenvolvido pela chinesa JMC em conjunto com a Ford, a versão destinada ao país teve a participação da engenharia brasileira na adequação às características regionais. Recebeu um novo conjunto propulsor e teve a suspensão preparada para enfrentar nossas ruas e estradas. Para validação local, o Territory rodou em diferentes regiões e condições de temperatura, altitude e pavimentos.
O visual remete à identidade visual da marca norte-americana. A grade hexagonal, o conjunto óptico com faróis, luzes diurnas (DRL), sinalizadores em LED e o para-choque rementem à frente de outros utilitários da Ford. As rodas de liga leve de 19 polegadas têm fundo escuro e são diamantadas e os pneus 235/50. As lanternas traseiras horizontais finas também são em LED.
O conjunto propulsor do Territory combina o motor 1.5 EcoBoost de ciclo Otto, 169 cv e força (torque) de 25,49 kgfm com a transmissão automática de dupla embreagem e sete velocidades e tração dianteira. A calibração é exclusiva para o estilo de condução e combustível do Brasil.
Os quatro modelos de condução – Normal, Serra/Colina, Eco e Esportivo –, ajustam o veículo automaticamente a diferentes condições de rodagem. A suspensão dianteira independente é do tipo MacPherson e a traseira multilink.
Interior e tecnologia
Com 4,630 metros de comprimento, 1,936 m de largura e 1,706 m de altura, a distância entre eixos é de 2,726 m, o que garante bom espaço interno para os ocupantes.
O porta-malas de 448 litros a 1.422 litros com o rebatimento do banco traseiro. A abertura e fechamento elétrico é por sensor de acionamento, sem as mãos.
O acabamento interno combina diferentes materiais de alta qualidade e revestimentos suaves ao toque. Tem direção elétrica, volante multifuncional e seletor de marchas rotativo, bancos de couro com ajuste elétrico e assentos ventilados.
Tem quadro digital de instrumentos com 12,3 polegadas, central multimídia com tela de 12,3 polegadas, câmera 360º, ar-condicionado digital de dupla zona com saídas traseiras, luz ambiente configurável, carregador por indução e freio de mão eletrônico com auto-hold.
Seis airbags, farol alto automático, freios a disco nas quatro rodas, controles de estabilidade e tração, assistente de partida e descida em rampa e controle eletrônico de velocidade adaptativo com stop&go estão entre os recursos de auxilio à condução.
Também tem assistentes de frenagem autônoma com detecção de pedestres, sensor de ponto cego, alerta e assistente de permanência em faixa, sensor e assistente de estacionamento e monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.
Azul Metálico, cinza Catar, vermelho Vermont, marrom Roma, preto Toronto e branco Bariloche são as seis cores disponíveis do Territory.
O Territory acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e tem velocidade máxima limitada em 180 km/h. O consumo de combustível é de 9,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada. O tanque de combustível leva 60 litros.