O Pulse Abarth prova suas qualidades na pista, nas ruas e nas estradas gaúchas. O utilitário esportivo compacto agrada pelo conforto, sofisticação e alto desempenho. Muito mais do que o visual esportivo, o Abarth atende tanto quem precisa de um veículo para o uso diário na cidade quanto para um comportamento mais forte na estrada. Rodamos cerca de 600 quilômetros com um Pulse Abarth que tem preço de R$ 149.990.
O Abarth provou no dia a dia a expectativa que deixou durante o seu lançamento na pista do Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS). Mostrou o ótimo trabalho da engenharia da Fiat no desenvolvimento de um esportivo versátil de alto desempenho.
Se o visual chamou a atenção e provocou curiosidade nas ruas, a agilidade, o ronco do motor e o comportamento valorizaram suas virtudes. Ágil no trânsito urbano, confirmou a sua origem do escorpião nas estradas.
Com três modos de condução, o modo normal foi perfeito para rodar nas ruas, enfrentar o trânsito congestionado e para retomadas rápidas de velocidade. Na estrada, além do modo manual com a troca sequencial de marchas, o Poison revelou a dupla personalidade do Abarth. O motor roncou mais forte, os giros subiram mais rápidos e o comportado utilitário esportivo urbano virou fera.
O Abarth recebeu aperfeiçoamentos e ajustes para garantir o comportamento esportivo. Em especial, no modo Poison, para melhor controle da direção elétrica, nas respostas do acelerador, na suspensão, nos freios e nos parâmetros do conjunto propulsor em relação aos originais compartilhados com o Renegade, Compass e Commander.
Os 180 cv (gasolina) a 185 cv (etanol) e a força (torque) de 27,5 kgfm do motor turbo 1.3 T270 turbo flex foram bem distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades. O botão Poison (veneno em inglês) que substitui o modo Sport dos outros modelos fez a diferença no Abarth.
Sobrou potência e força ao Pulse. Bastou pisar para respostas rápidas do motor e da troca de marchas que exigiram cuidado do condutor para manter os limites de velocidade de 110 km/h na BR/290, entre Porto Alegre e Osório ou os 100 km/h na BR/101 até Torres. Muito mais nos 80 km/h da Estrada do Mar. A troca sequencial de marchas
A direção com assistência elétrica progressiva, macia e precisa acompanhou o comportamento do conjunto propulsor com perfeito controle do utilitário esportivo em trechos sinuosos e velocidade mais elevadas.
A suspensão aperfeiçoada acompanhou a performance esportiva do Abarth. Perfeita no asfalto, sentiu um pouco as irregularidades do pavimento. As rodas de 17 polegadas com pneus mais largos 215/50 R17 ajudaram e o balanço da carroceria, apesar da altura, foi mínimo nos limites de velocidade e curvas acentuadas. Os controles de estabilidade e tração entraram em ação quando preciso.
No trânsito urbano, o consumo de combustível acompanhou as condições do fluxo e, com gasolina, as médias ficaram entre 9,8 km/l a 11,7 km/h. Nas rodovias variaram de 13,2 km/l a 15,7 km/l na velocidade constante de 80 km/h e de 12,5 km/l a 14,9 km/l a 110 km/h. Pelos dados oficiais, o Abarth acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e chega a velocidade máxima de 215 km/h.
Versátil e sofisticado
O visual do Pulse Abarth é diferenciado pela grade, para-choque dianteiro, para-choque traseiro com difusor de ar e duplo escape. O logotipo do escorpião está na grade, para-lamas dianteiros, rodas e traseira.
No interior escurecido, o centro do volante multifuncional e o encosto dos assentos trazem a assinatura da marca, o escorpião. Uma faixa vermelha acompanha o painel e os bancos com apoios laterais e revestidos em couro tem costuras vermelhas.
O quadro digital de instrumentos de sete polegadas é personalizável e, além do velocímetro e do conta-giros, traz indicadores da pressão do turbo e a força G, entre outras informações.
A multimídia flutuante com tela de 10,1 polegadas sensível ao toque e comando por voz é interativa com Android Auto Apple CarPlay e aplicativos sem fio. Mostra também imagens da câmera de ré, o que facilita as manobras de estacionamento.
Com mais de 30 funcionalidades, a plataforma Connect////Me permite acesso a informações do veículo como diagnósticos e a localização pelo celular, relógio inteligente ou até por assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant.
O Pulse Abarth conta com avançados sistemas de assistência à direção (ADAS). São recursos como comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência. Também freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e airbags frontais, laterais de tórax e de cabeça para motorista e passageiros.
Conclusão
O Pulse Abarth agrada pelo conforto, sofisticação, visual esportivo e alto desempenho. Os aperfeiçoamentos do utilitário esportivo compacto garantem o comportamento esportivo seguro nas ruas e estradas com o aval da marca do escorpião. Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar as pretensões, o uso e a relação custo/benefício em relação às demais versões do Pulse e aos concorrentes.