O primeiro utilitário esportivo elétrico de sete lugares Mercedes-Benz e o modelo de maior autonomia no país integram a ofensiva da marca no Brasil. Os três novos modelos, o EQA 250, o EQB 250 e o EQE 300, reforçam a gama de carros elétricos da alemã. Os preços são a partir de R$ 480.900, no EQA 250, R$ 502.900, no EQB 250, e R$ 709.900, no EQE 300.
Os dois utilitários esportivos e o sedã complementam a gama de veículos elétricos da Mercedes-Benz e chegam aos concessionários nos próximos dias. Durante a apresentação, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a alemã confirmou a chegada de mais três carros elétricos em 2023, um sedã, outro utilitário esportivo e ainda um modelo AMG. Com os atuais Mercedes EQC e Mercedes-AMG EQS, a marca terá oito opções no próximo ano.
Os três modelos apresentados contam com sofisticado interior, revestimento com materiais premium e detalhes que variam de acordo com o modelo.
Recursos de condução semiautônoma nível dois aumentam a segurança e facilitam a condução.
O pacote AMG valoriza o visual externo como as rodas e o interior com destaque para a esportividade como bancos em forma de concha.
Como todos os demais carros elétricos da Mercedes-Benz, os EQA, EQB e EQE contam com recursos eletrônicos de condução semiautônoma nível dois: assistentes como controle eletrônico de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa e correção e pista e aviso de desembarque, entre outros.
Utilitários esportivos
O utilitário esportivo EQA é o modelo de entrada da gama de veículos elétricos da Mercedes-Benz e o EQB, a opção com até sete lugares e características de veícuo familiar. Compartilham a plataforma e componentes dos GLA e GLB. Os interiores também remetem aos modelos equipados com motores a combustão.
O visual dos dois utilitários esportivos elétricos é diferenciado dos modelos a gasolina na frente pela grade quase fechada e pelo grupo óptico em LED. Na traseira, as lanternas também em LED são ligadas por uma barra luminosa.
O EQA e o EQB contam com o mesmo conjunto propulsor, o motor elétrico instalado no eixo dianteiro de 190 cv e força (torque) de 39,3 kgfm e a bateria de 66,5 kWh. A autonomia do EQA é de 496 quilômetros e do EQB de 474 quilômetros pelo ciclo WLTP. A recarga da bateria de 10% a 80% leva pouco mais de 30 minutos.
Os dois utilitários esportivos têm sofisticado interior com revestimento em materiais premium. A iluminação ambiente por LEDs é programável. Direção elétrica, o quadro digital de instrumentos e o multimídia contam com duas integradas telas de 10 polegadas e a conexão com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos é sem fico por toque ou comando de voz. Os bancos em forma de concha são do pacote AMG.
O sistema MBUX permite a operação de diversas funções por comando de voz. A recarga do celular é por indução. O espaço interno do EQB é modulável para até sete lugares. A capacidade do porta-malas dos dois modelos de 495 litros chega aos 1.710 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Futurista EQE
O visual ousado do EQE chama a atenção por suas linhas fluídas e futuristas. A frente avançada com os faróis e luzes diurnas (DRL) em LED combinados com a traseira tipo cupê ressaltam o estilo da versão elétrica do Classe E.
O projeto original como veículo elétrico permitiu o desenvolvimento do design que privilegiou a aerodinâmica. O resultado reduziu o consumo de energia e aumentou a autonomia. O sedã esportivo é o carro elétrico de maior autonomia disponível no país.
O conjunto propulsor do EQE atua no eixo traseiro. O motor elétrico gera 245 cv e força (torque) de 56,1 kgfm. Com a bateria de 89 kWh, a autonomia é de 645 quilômetros.
O luxo e a sofisticação valorizam o interior com revestimento em couro claro, materiais premium, detalhes em madeira e iluminação ambiente em LED. O volante multifuncional de base reta, os bancos e o teto solar têm ajustes elétricos.
O quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas tipo tablet horizontal tem as informações, inclusive de navegação, projetadas no para-brisa pelo head-up display. O multimídia conta com tela Oled de 12,8 polegadas, tipo tablet horizontal, o ar-condicionado é automático digital e a recarga do celular por indução.
A versão do EQE disponível no Brasil é a série limitada Edition One e que, com 13 unidades, terá uma para cada concessionária que opera com carros elétricos.
Nas ruas
O entorno do Parque do Ibirapuera com parada na Cinemateca Brasileira foi o roteiro do breve test-drive dos três modelos. Com trechos de três a 11 quilômetros, no trânsito congestionado, praticamente o consumo da bateria foi mínimo pela recuperação de energia no anda e para do fluxo pesado.
Os dois utilitários esportivos foram versáteis e, como carros elétricos, surpreenderam nas arrancadas e retomadas de velocidade pelo torque do motor. No EQB, o destaque de suas características de veículo famílar.
Na manhã ensolarada, o EQE desfilou pelas ruas e avenidas que contornam a região do Ibirapuera. O visual agressivo chamou a atenção, em especial, nas sinaleiras ou paradas no fluxo pesado. E, nas raras oportunidades que deu para acelerar, bastou pisar no acelerador para respostas rápidas. No mais, foi curtir o luxo, o conforto e a sofisticação do sedã na expectativa do seu comportamento em uma autoestrada.
Modelos e preços
Mercedes-Benz
• EQA 250 – R$ 480.900
• EQB 250 – R$ 502.900
• EQE 300 – R$ 709.900
Fonte: Mercedes-Benz
O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz