Um dos nove centros de desenvolvimento e tecnologia da Ford no mundo, a unidade brasileira está entre os maiores e mais completos do Hemisfério Sul. Com 1.500 profissionais, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil atua em projetos globais voltados ao futuro da mobilidade, como veículos elétricos, autônomos e conectados. Unidade de negócio autossustentável, a expectativa de receita de R$ 500 milhões este ano. A nova estrutura, que foi ampliada com 500 profissionais, foi apresentada pelo presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo.
O diferencial da inovação entre as empresas que vão crescer e as que vão desaparecer neste mundo em constante mudança, destacou Justo.
A demanda cada vez maior por engenheiros e especialistas abriu a oportunidade para a unidade brasileira ampliar a exportação de serviços de engenharia para os principais mercados da Ford no mundo, aproveitando a criatividade, versatilidade e a sólida experiência em custos.
Inovação e pesquisa
- O capital humano é a chave para um futuro promissor; por isso, todo centro de desenvolvimento, pesquisa e inovação de sucesso também necessita ter, dentre suas atividades principais, a atração, geração e retenção de talentos”, completa.
A unidade de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ford Brasil atua por mais de 20 anos. Além da sede em Camaçari e o hub de ideação em Salvador (BA), inclui o Centro de Desenvolvimento e Testes em Tatuí (SP) e uma estrutura em Pacheco, na Argentina, que tem como foco a melhoria contínua da qualidade da Ranger.
O estúdio de design, laboratórios de realidade virtual e de Teardown – que realiza a desmontagem e análise de componentes –, e escritórios ocupam seis prédios em Camaçari. Também o D-Ford, nova área que funciona como uma startup com foco em inovação, e realiza pesquisas para antecipar as necessidades dos consumidores anos antes de os veículos chegarem às ruas.
Projetos globais
Projetos globais
A engenharia brasileira é extremamente competitiva e que vale a pena investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação em nosso país.
DANIEL JUSTO
Presidente Ford América do Sul
O desenvolvimento da nova linguagem de design dos futuros veículos elétricos da Lincoln, a implementação de tecnologias eletrificadas em modelos para o mercado global e o desenvolvimento das futuras gerações do sistema multimídia da Ford estão entre os projetos com participação brasileira.
Também é responsável pela criação e pelo aprimoramento de um terço das funcionalidades embarcadas nos veículos Ford, como o “One Pedal Drive” do Mustang Mach-E, e da “Zone Lighting” da F-150, incluindo a versão elétrica. Participa ainda do desenvolvimento dos veículos autônomos e de de software de sistemas conectados.
A pesquisa é necessária para qualquer empresa ou país que queira se sobressair
ANDRÉ OLIVEIRA
Diretor de Engenharia da Ford América do Sul.
A Ford Brasil também investe em pesquisa de inovação, conectivddade, intelgigencia artificial e big data com o registro de mais de 70 patentes globais. Um dos trabalhos envolve o uso do grafeno, desenvolvido em parceria com a Universidade Caxias do Sul (RS)m sobre a aplicação do material nas baterias dos carros elétricos.