O design, a inovação, o desempenho e a segurança atualizaram o Yares 2023. Rodamos 500 quilômetros com a versão XS do hatch compacto Toyota que ganhou visual mais esportivo e avançou também no conforto e sofisticação. O novo Toyota Yares XS 2023 na versão hatch tem preço a partir de R$ 102.090.
A generosa grade, o conjunto óptico, que avança nos para-lamas, e o para-choque dianteiro, com amplas aberturas, foram redesenhados.
Os faróis espichados contam com luzes diurnas (DRL) em LED.
As rodas de liga leve de 15 polegadas tem novo desenho bitom e a traseira permaneceu inalterada.
Interior e conectividade
Acesso por aproximação e partida por botão, no interior escurecido, os bancos e as laterais das portas têm novo revestimento em couro e tecido. No painel, uma costura simula couro e, como no console, detalhes são na cor prata.
O quadro de instrumentos analógico digital é bem completo, com grafismos coloridos e de fácil visualização.
A tela de TFT tem 4,2 polegadas e o computador de bordo tem 16 funções.
A central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque, interativa com Android Auto, Apple Carplay e aplicativos é intuitiva. Mostra também as imagens da câmera de ré. Os passageiros do banco traseiro contam com duas entradas USB. O ar-condicionado é automático digital.
O interior acomoda bem condutor e acompanhante e, no banco traseiro, o conforto é melhor para dois adultos e uma criança. O Yaris tem sete airbags e Isofix com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis. O porta-malas leva 310 litros, a média dos modelos semelhantes.
Ruas e estradas
O Yaris rodou bem nas ruas e estradas gaúchas. A direção elétrica garantiu perfeito domínio do hatch e o conjunto propulsor bom desempenho com retomadas de velocidade adequadas, o que permitiu ultrapassagens seguras no trânsito urbano e rodoviário.
Os 105 cv e força (torque) de 14,3 kgfm (gasolina) até 110 cv e 14,9 kgfm (etanol) combinados com o câmbio automático tipo CVT (contínuo variável) de sete velocidade atenderam às necessidades do hatch Toyota.
Com condutor e acompanhante, rodou rápido na cidade e na estrada, já com quatro passageiros sentiu o peso. A troca sequencial de marchas com aletas atrás do volante ajudou nas retomadas de velocidade como também o modo de condução Sport que aproveitou melhor a potência e a força do conjunto propulsor.
A ótima suspensão, perfeita no pavimento regular, absorveu as irregularides comuns nas ruas e estradas como buracos e quebra-molas. O baixo nível de ruído interno aumentou acompanhando a rotação do motor em velocidades mais elevadas.
Os recursos eletrônicos como freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem e assistente de frenagem, controles de tração e estabilidade e assistente de subida em rampa auxiliaram a condução e aumentaram a segurança nas ruas e também em trechos sinuosos e curvas acentuadas ou ao rodar na chuva.
O consumo de combustível no nosso test-drive rodando com gasolina teve médias de 12,1 km/l a 13,6 km/l conforme o fluxo de trânsito. Na estrada, em velocidade constante, ficaram de 12,9 km/l a 16,3 km/l a 80 km/l e de 11,8 km/l a 14,9 km/l a 110 km/l. No percurso de 150 km/l entre Capão da Canoa e a Zona Sul de Porto Alegre foi de 14,7 km/h.
Conclusão
Os aperfeiçoamentos atualizaram o Yaris. Comportado, o desempenho do hatch é adequado às características do conjunto propulsor. Bem completo, na versão avaliada, a XS, o compacto avançou no conforto e na segurança para rodar nas ruas e nas estradas com com o conceito Toyota. Como sempre, na decisão de compra, deve ser avaliado o uso e a relação custo/benefício.