O lançamento de 75 carros elétricos até 2030 puxam o Dare Forward 2030, o ousado plano estratégico da Stellantis para a próxima década. Apresentado pelo presidente do conglomerado, Carlos Tavares, no começo da semana (1º), a Stellantis se compromete a se tornar a campeã da indústria na luta contra as mudanças climáticas e atingir emissões zero de carbono até 2038.
Dos 75 carros elétricos que as marcas da Stellantis lançarão até 2030, 26 serão comerciais de diferentes segmentos e 25 serão destinadas ao mercado dos Estados Unidos.
O primeiro modelo será um Jeep compacto, menor do que o Renegade, com detalhes que remetem ao Compass e que será lançado no começo de 2023.
Também foi anunciada a nova picape Ram 1500 BEV que chegará em 2024. Mas não foram detalhes dos veículos.
A Stellantis foi criada pela associação dos grupos Fiat Chrysler Automobiles e PSA – Peugeot Citroën. São 14 marcas com atuação global e a proposta de liderança em veículos elétricos, sustentabilidade e software, entre outras atividades.
“Queremos garantir liberdade de mobilidade, com soluções limpas, seguras e acessíveis
CARLOS TAVARES
CEO da Stellantis
O executivo garantiu que a Stellantis será a campeã da indústria na mitigação das mudanças climáticas, tornando-se carbono neutra até 2038, com uma redução de 50% já em 2030.
Garantiu também que o grupo assumirá um papel de liderança na descarbonização, bem como um passo decisivo na economia circular será a contribuição para um futuro sustentável.
Produção e receita
O grupo trabalha para que 100% das vendas na Europa e 50% das vendas nos Estados Unidos sejam de veículos elétricos a bateria (BEVs) até o final desta década. Planeja ter mais de 75 BEVs e atingir vendas globais anuais de cinco milhões de veículos BEVs até 2030. As receitas de carros novos dos segmentos de veículos premium e de luxo devem quadruplicar
Planejamos ter mais de 75 BEVs e atingir vendas globais anuais de cinco milhões de veículos BEVs até 2030.
CARLOS TAVARES
CEO Stellantis
A capacidade de produção de baterias aumentará de 140 GWh (gigawatts-hora) para 400 GWh. Também a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio avançara das vans médias para vans grandes em 2024 com chegada prevista aos Estados Unidos em 2025, e posteriormente para veículos comerciais. Ainda será preparado o caminho para o Delivery as a Service sustentável e na Stellantis Corporate Venture Fund com financiamento inicial de 300 milhões de euros para adoção de tecnologias avançadas.
Tavares revelou o impulsionamento das operações globais com excelência operacional, velocidade de execução e ponto de equilíbrio inferior a 50% das vendas. A receita líquida dobrará para 300 bilhões de euros até 2030, mantendo a margem de lucro operacional de dois dígitos durante todo o período do plano. Também deverão ser gerados mais de 20 bilhões de euros em fluxos de caixa industriais livres em 2030.