O estilo típico dos utilitários globais Chevrolet com muitos cromados, a sofisticação, o espaço e a tecnologia personalizam o Trailblazer. O utilitário esportivo grande de sete lugares traz conjunto propulsor atualizado, wi-fi nativo a bordo, interior renovado e novos recursos eletrônicos de segurança. Rodamos mais 700 quilômetros com um Chevrolet Trailblazer Premier 2.8 TD AT6 2022 que tem preço a partir de R$ 368.470.
A frente robusta remete à picape S10. O nome Chevrolet em alto relevo fica no centro da grade entre duas barras cromadas. A tradicional gravata dourada foi deslocada para a parte inferior. O conjunto óptico traz faróis com refletores e as luzes diurnas (DRL) em LEDs. O novo para-choque traz aplique central e moldura inferior.
As rodas de 18 polegadas têm acabamento grafite com 265/60 R18. No teto, barras longitudinais e abaixo das portas estribo ajuda muito entrar e sair do carro que tem 19 centímetros de altura do solo. As generosas lanternas traseiras são em LED.
As dimensões avantajadas do Trailblazer – a jornalista Priscila Nunes lembrou também chamado de a Trailblazer, privilegiam o espaço e o conforto, principalmente em viagens com toda a família.
Com 4,88 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,84 metro de altura e distância entre os eixos de 2,85 m, são até sete lugares em assentos de níveis diferentes, dispostos em três fileiras.
Interior e conectividade
O espaço amplo para o condutor e acompanhante e bom na segunda fila de bancos reclináveis foram elogiados pela jornalista. Os da última fila, escamoteáveis, têm acesso fácil e acomodam duas crianças. O interior modulável permite optar entre passageiros e carga de 205 litros a 1.830 litros com os bancos rebatidos.
Em versão única Premier, o acabamento interno premium tem revestimento em couro, materiais macios e plástico bem ao gosto da jornalista. Os detalhes são cromados e em preto brilhante. A direção elétrica e o ajuste elétrico do banco do condutor facilitaram a condução do utilitário de quase cinco metros de comprimento e mais de duas toneladas de peso, principalmente na estrada.
O novo MyLink é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. A tela digital de 8", sensível ao toque e comando por voz, mostra também as imagens do GPS em 3D e da câmera de ré. Conectamos nossos celulares no Onstar 4G Wi-Fi que permite até sete dispositivos simultâneos.
O ar-condicionado automático digital tem saída também no teto para o banco traseiro. Priscila também considerou bem útil e intuitivo o aplicativo My Chevrolet que, atualizado, permitiu operação remota como acionamento do ar condicionado e verificação de diversas funções.
O utilitário esportivo familiar conta com seis airbags, sistema Isofix, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento, monitoramento da pressão dos pneus, controles de estabilidade, tração e declives e assistente de partida em aclives. Tanto nas ruas quanto nas estradas, os avançados recursos eletrônicos de apoio à condução reduziram os riscos de acidentes.
Comportamento dinâmico
O conjunto propulsor recalibrado combina o motor 2.8 turbo diesel de 200 cv e força (torque) de 51 kgfm com o câmbio automático de seis velocidades e troca sequencial de marchas, bloqueio do diferencial traseiro e a tração 4x4 com reduzida. Nas ruas, mas principalmente na estrada, sobraram potência e força. O Gilberto, que prefere carros automáticos, elogiou as trocas de marchas rápidas e silenciosas, mas destacou que sobrou motor deixando a expectativa de um câmbio de oito ou nove velocidades.
O comportamento do Trailblazer nos surpreendeu. Apesar dos quase cinco metros de comprimento e mais de duas toneladas de peso, o utilitário foi ágil no trânsito urbano e, como Priscila lembrou, que o tamanho impôs respeito e poucos chegaram perto. As arrancadas foram rápidas e ultrapassagens seguras no intrincado trânsito urbano, bem como ela gosta.
Na autoestrada Porto Alegre/Osório, na BR/101 e na Estrada do Mar, o Trailblazer rodou tranquilo com condutor e acompanhante e, ainda melhor, com cinco passageiros e bagagem. A direção elétrica respondeu bem tanto na cidade como nas rodovias. Em curvas com velocidade mais elevada, o utilitário manteve a estabilidade com leve balanço da carroceira. A boa suspensão absorveu irregularidades do pavimento sem transmitir a vibração para o interior e baixo nível de ruído.
A direção elétrica facilitou o estacionamento, apesar das dimensões do utilitário esportivo. Priscila gostou do apoio da câmera de ré com imagem de alta resolução e sensores nas manobras em espaço reduzido. Também do alerta de ponto cego e tráfego cruzado.
Nas rodovias, em especial nas com velocidade de até 110 km/h, os alertas de colisão frontal, de saída de faixa e de ponto cego ajudaram. E o novo sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo ao identificar situação de risco com o veículo à frente ou pedestre, reduziram os riscos de acidentes.
O consumo de diesel indicado pelo Inmetro é de 8,4 km/l no trânsito urbano e de 10,5 km/l no rodoviário. No teste, nossas medias ficaram de 7,8 km/l a 9,6 km/l na cidade conforme o fluxo. Na estrada, em velocidade constante, foram de
Conclusão
O Trailblazer, como os principais concorrentes do seu segmento – o Jeep Commander e o Toyota SW4 – é um utilitário esportivo para quem precisa de sete lugares, mesmo que nem sempre usados, - com conforto, desempenho e segurança. Bem completo, em versão única Premier, o visual do Chevrolet do Trailblazer evoluiu e os recursos eletrônicos garantem a conectividade e a segurança de um veículo familiar. Como sempre, é importante avaliar o uso e a relação custo/benefício.