O primeiro modelo alinhado ao novo posicionamento de marca da Kia no Brasil está a caminho. A sul-coreana anunciou o lançamento do utilitário esportivo compacto Stonic nesta quarta-feira (20). Em versão única, o destaque do modelo é o conjunto propulsor híbrido leve. Em pré-venda, o Kia Stonic tem preço de R$ 149.990.
“O Stonic será o primeiro SUV híbrido compacto do mercado brasileiro. E trata-se de um dos modelos Kia rumo à liderança do mercado global de veículos híbridos e elétricos”, destacou o presidente da KiaBrasil, José Luiz Gandini.
Híbrido leve
O conjunto propulsor do Stonic destinado ao mercado brasileiro combina o motor Kappa de três cilindros, 1.0 turbo GDI (injeção direta) a gasolina com sistema híbrido MHEV 48V com potência de 120 cv e força (torque) de 20,5 kgf/m. O câmbio automatizado de dupla embreagem tem sete marchas.
O motor de 48V do sistema híbrido MHEV gera potencia e força extras quando o propulsor a combustão é mais exigido, ameniza o aumento do consumo de combustível.
A regeneração de energia para recarga da bateria ocorre nas desacelerações e frenagens.
Pelos dados do Inmetro, o Stonic tem consumo de 13,3km/l na cidade e 13,2km/l na estrada, com gasolina, e Nota A para emissões.
Visual e interior
A frente traz a identidade visual da marca sul-coreana. Conjunto óptico com faróis, luzes diurnas (DRL) e lanternas em LED, detalhes visuais do Stonic remetem ao Rio. As rodas são de liga leve de 16 polegadas. No teto, barras longitudinais e, na traseira
O interior também é semelhante ao hatch compacto, escurecido e com detalhes cromados e e em preto brilhante. O painel em dois níveis traz os dutos do ar-condicionado nas extremidades. O volante multifuncional de três raios traz no centro o novo logotipo da Kia. O quadro de instrumentos conta com display de TFT de 4,2 polegadas.
A central multimídia do tipo flutuante conta com tela de oito polegadas sensível ao toque e interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio.
O porta-malas leva 352 litros.
Renovação da marca
Com a abertura da importação de veículos estrangeiros, no governo Collor, a Kia desembarcou no país em 1992 com veículos comerciais. Com o reposicionamento da marca ampliou a linha de produtos. Atualmente a sul-coreana importa os automóveis Rio, Cerato e Stinger, os utilitários esportivos Sportage, Sorento e Carnival e o caminhão leve Bongo.
A Kia também apresentou nesta semana os novos logotipo, conceito e proposta de assumir posição de liderança global na indústria de mobilidade, com a renovação completa dos pilares de seu negócio. A nova logomarca lembra uma assinatura manuscrita que remetem a confiança e as ambições da marca.