O cadeia automotiva patinou e não acompanhou a lenta recuperação da economia brasileira. A falta de semicondutores em julho continuou comprometendo a produção de veículos. Montadoras como General Motors, Ford e Hyundai, entre outras, paralisaram ou reduziram as atividades em suas fábricas e cancelaram ou diminuíram a entrega de veículos. A Fiat, mais uma vez, liderou o mercado e colocou quatro modelos entre os cinco mais vendidos.
A falta de veículos foi a principal responsável pela queda de vendas em julho.
Foram emplacados 162.404 automóveis e comerciais leves, 4,23% a menos na comparação com junho e 0,40% em relação ao mesmo mês de 2020.
O resultado acumulado do ano, de 1.169.052 registros, saltou 26,21% sobre os sete primeiros meses do ano passado, período que foi duramente prejudicado pela pandemia.
Montadoras
A Fiat continuou acelerando em julho e vendeu mais do que a segunda e terceira colocadas juntas. Com 43.684 unidades, a fábrica mineira saltou de 16,2% para 26,90% de participação. A General Motors, que liderou o mercado por cinco anos, em março parou a fábrica de Gravataí (RS) e suspendeu parcialmente a produção nas plantas de São Paulo. Assim, amargou mais uma vez o sétimo lugar, com 9.391 emplacamentos e participação de 5,78%.
Com o sucesso do Corolla Cross, a Toyota passou a Volkswagen e avançou do quarto para o segundo lugar, com 18.598 registros e 11,45% de participação. A Volkswagen caiu para terceiro, com 17.684 emplacamentos e 10,89% de participação. A Hyundai ficou em quarto e também caiu uma posição com a venda de 15.135 veículos e participação de 9,32%. A Jeep manteve o bom desempenho de junho e repetiu o quinto lugar em julho, com 13.547 registros e 8,34% do mercado. Colocou dois modelos entre os carros mais vendidos, Renagade, no sexto lugar, e o Compass, no sétimo. Renault, General Motors, Honda, Nissan e Caoa Chery completaram o ranking das 10 mais.
Marcas mais vendidas
Montadora volume e mercado
- 1º Fiat - 43.684 (26,90%)
- 2º Toyota - 18.598 (11,45%)
- 3º Volkswagen - 17.684 (10,89%)
- 4º Hyundai - 15.135 (9,32%)
- 5º Jeep - 13.547 (8,34%)
- 6º Renault - 12.349 (7,60%)
- 7º General Motors - 9.391 (5,78%)
- 8º Honda - 6.011 (3,70%)
- 9º Nissan - 5.575 (3,43%)
- 10º Caoa Chery - 3.763 (2,32%)
Fonte: Fenabrave
Automóveis e comerciais leves
Os Fiat Argo e Strada continuaram se revezando na liderança. O compacto hatch, com 10.873 registros, voltou ultrapassar a picape compacta, que teve 9.439 emplacamentos, seguidos pelo também Fiat Mobi, com 8.059 unidades. O Hyundai HB20 ficou em quarto, com 7.799 unidades, e o Fiat Toro em quinto, com 7.030 registros.
Os irmãos Renegade, com 6.885 unidades, e Compass, com 6.670, mantiveram a liderança do segmento de utilitários esportivos. O Toyota Corolla Cross, com 5.068 registros, avançou quatro posições e passou do 12º para o oitavo lugar. O Hyundai Creta, com 4.286, caiu da nona para a 11ª posição.
Dos 10 carros mais vendidos, seis são da Stellantis - quatro Fiat e dois Jeep. Também dois da Toyota e um Hyundai e Renault.
Carros mais vendidos em julho de 2021
Posição, modelo, vendas no mês e no ano
- 1º Fiat Argo - 10.873 52.797
- 2º Fiat Strada - 9.439 70.502
- 3º Fiat Mobi - 8.059 47.413
- 4º Hyundai HB20 - 7.799 53.206
- 5º Fiat Toro - 7.030 41.115
- 6º Jeep Renegade - 6.855 47.462
- 7º Jeep Compass - 6.670 39.220
- 8º Toyota Corolla Cross - 5.068 15.379
- 9º Renault Kwid - 4.865 34.050
- 10º Toyota Hilux - 4.576 23.812
- 11º Hyundai Creta - 4.268 37.761
- 12º Chevrolet S10 - 4.142 16.924
- 13º Toyota Corolla -3.925 23.822
- 14º VW Nivus - 3.505 23.440
- 15º VW T-Cross - 3.392 32.574
- 16º Nissan Kicks - 3.029 22.197
- 17º Fiat Cronos - 2.586 12.835
- 18º Renault Duster - 2.532 15.482
- 19º Hyundai HB20S - 2.408 14.499
- 20º Honda HR-V - 2.338 21.084
- 21º Toyota Yares - 2.285 14.536
- 22º Citroën C4Cactus - 2.285 9.587
- 23º VW Virtus - 1.929 14.952
- 24º Renault Oroch - 1.872 7.821
- 25º Ford Ranger - 1.827 11.629
Fonte: Fenabrave