O e-up! é o primeiro carro elétrico da Volkswagen na América Latina. O corredor de recarga de baterias com 550 quilômetros, o incentivo à venda dos carros elétricos e o programa de mobilidade inclusivo do governo facilitaram a chegada do pequeno Volkswagen ao Uruguai. A montadora alemã justifica que a decisão pelo país foi por oferecer a melhor infraestrutura de e-mobilidade na região. Por suas dimensões, cerca de 95% do território uruguaio conta com postos de recarga.
A Volkswagen trabalha no desenvolvimento de tecnologias a partir do uso de biocombustíveis e híbridos na América Latina.
O pequeno hatch integra a estratégia da marca alemã de desenvolvimento de soluções tecnológicas para atender a transição atual do mercado até a chegada definitiva dos carros híbridos e elétricos, destaca o presidente da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si.
Propulsão elétrica
As primeiras unidades do e-up! foram destinadas à empresa de energia Dirección Nacional de Energía (DNE). A comercialização será feita pelo importador Lestido. De acordo com o Índice de Transição Energética 2020, do Fórum Económico Mundial, o Uruguai ocupa o primeiro lugar nas Américas e o 11º em nível mundial no compromisso com energias renováveis.
O elétrico com certeza é o futuro, mas estamos também trabalhando no desenvolvimento de tecnologias a partir do uso de biocombustíveis e híbridos
PABLO DI SI
Presidente da VW América Latina
O uso urbano do e-up! com sistema de propulsão 100% elétrico e zero emissão de gases poluentes, conforme a Volkswagen, tem autonomia de cerca de 260 quilômetros.
A bateria de íon de lítio tem capacidade de 32,3 kWh.
O propulsor do pequeno Volkswagen gera 63 cv e força (torque) de 21,6 kgfm.
Com três perfis de condução e cinco níveis de recuperação de energia, o hatch acelera de zero a 100 km/h em 11,9 segundos e chega à velocidade máxima de 130 km/h.
Conectividade
No sistema de recarga rápida (40 kW), as baterias recuperam até 80% da capacidade total em 60 minutos, e o processo pode ter comando remoto pelo We Connect e-Remote. Pelo aplicativo, o proprietário controla diversas funções do veículo, como ligar o ar-condicionado e conferir dados como o nível de bateria e a média de consumo de energia, entre outros.