A trajetória de um herói que se confunde com a própria historia da Segunda Guerra Mundial completou 80 anos. Tudo começou em 15 de julho de 1941, quando a antiga Willys-Overland Co. assinou um contrato com o Exército dos Estados Unidos para iniciar a produção do primeiro veículo Jeep militar. Oitenta anos depois, a linha de produtos Jeep, presente em todo o mundo, avança em novos segmentos e tecnologias como a dos veículos elétricos 4xe.
Nos últimos anos, a Jeep expandiu sua oferta de produto global como os novos compacto Renegade e o Gladiator, a picape Jeep mais robusta da história. Ampliou a produção local com novas dez plantas em seis países na Europa, Brasil, Índia e China. As vendas quadruplicaram em uma década. A marca Jeep chega aos 80 anos com o 4xe,
No Brasil, a produção local, em Goiana (PE), começou com o Renegade, em 2015, e o Compass, no ano seguinte. A Jeep lidera o segmento de utilitários esportivos. Neste ano, além da Adventure Intelligence by Jeep Connect, plataforma de serviços de conectividade, lançou o Novo Compass com o turbo Flex T270 de 185 cv e aperfeiçoamentos externos e internos, com mais conectividade. Nos próximos meses, chegarão o Commander, de sete lugares, e a versão híbrido plug-in do Compass ou Renegade.
Ícone de guerra
A história da Jeep começou com o lendário veículo militar leve produzido para o Exército dos Estados Unidos, pela então Willys-Overland. Mais de 350 mil unidades do MB foram fabricadas até 1945 e foram a base para o CJ civil, lançada antes da guerra acabar.
O CJ-2ª, de 1945, foi o primeiro veículo leve com tração nas quatro rodas disponível em massa para o público em geral.
O CJ-2ª compartilhou a arquitetura básica do MB com melhorias como a tampa traseira dobrável, estepe montado na lateral, faróis maiores e uma unidade de tomada de força.
Pioneiros com tração 4x4
Em 1946, a Willys-Overland lançou a primeira station wagon de carroceria toda em aço - o Willys Wagon. Mas a principal novidade ocorreu em 1949, quando a Wagon recebeu a tração nas quatro rodas, criando o primeiro utilitário esportivo. Projetada por Brooks Stevens, a Willys Wagon transportava sete passageiros e ficou em linha por cerca de 20 anos. No Brasil, com o nome de Rural Willys, ajudou desbravar o interior do país.
O Jeep Wagoneer combinou a tração quatro rodas com uma transmissão automática, em 1963. O modelo mudou a percepção sobre um veículo de tração nas quatro rodas, ampliou o mercado, o apelo dos veículos 4x4 e criou o conceito do utilitário esportivo moderno.
Duas décadas depois, a marca Jeep lançou o Grand Wagoneer, que trouxe a experiência premium 4x4 com bancos em couro, ar-condicionado, rádio AM/FM/CB e isolamento acústico.
A crise de energia de 1979 estimulou o desenvolvimento de um 4x4 menor. O Jeep Cherokee XJ chegou em 1984 com estrutura de monobloco, menor do que o antecessor, mas manteve 90% de seu espaço interior. O veículo apresentou o sistema de tração de quatro rodas Command-Trac shift-on-the-fly, que permite o acionamento com o carro em movimento.
Estamos começando uma nova era para a Jeep já pensando nos próximos 80 anos”
ALEXANDRE AQUINO
Diretor Jeep América Latina
O Jeep Wrangler foi lançado em 1986 como um SUV compacto com mais conforto.
Em 5 de agosto de 1987, pouco mais de um ano após a apresentação do Wrangler, a American Motors Corporation foi vendida para a Chrysler Corporation e a popular marca Jeep se tornou parte da Divisão Jeep / Eagle da Chrysler.
Gama vitoriosa
Em 7 de janeiro de 1992, no Salão do Automóvel de Detroit, Bob Lutz, então presidente da Chrysler, dirigiu o primeiro novo Jeep Grand Cherokee ZJ da linha de produção de Jefferson, pelas ruas da cidade e através da porta de vidro do Cobo Hall (local do evento). O Grande Cherokee oferecia detalhes interiores sofisticados, dirigibilidade na estrada, condução e conforto.
Dois novos sistemas de tração nas quatro rodas foram incorporados em 1999. O Quadra-Trac II que transfere a força (torque) traseiro para a frente e a tração nas quatro rodas. O Quadra-Trac foi combinado com os novos eixos progressivos dianteiro e traseiro Vari-Lok surgindo o novo sistema Quadra-Drive.