O Zoe cresceu, ficou maior, com mais potência, autonomia e conectividade. Renovado, na terceira geração, chega ao Brasil em duas versões. Bem completo, o compacto elétrico pode ser comprado nas concessionárias, pela internet e alugado. O Renault Zoe E-Tech 2021 tem preço de R$ 204.990, na versão Zen, e de R$ 219.990, na Intense.
O visual do Zoe foi atualizado com linhas mais arredondadas. A frente ficou mais expressiva com o novo para-choque integrado à grade, faróis, assinatura em forma de C, auxiliares de neblina em LED com detalhes cromados e preto brilhante. O losango holográfico destacado por um filete azul no centro da grade esconde a tomada de recarga.
Nas laterais, além das novas entradas de ar, há os sinalizadores em LED integrados aos retrovisores as e rodas de 16 polegadas.
Na traseira, os filetes horizontais em LED das lanternas são separados pelos sinalizadores.
As cores disponíveis são azul Céladon, vermelho Flamme, branco Quartz, cinza Highland, cinza Titanium e preto Étoile.
Interior e detalhes
O interior valoriza o acabamento, o conforto e a ergonomia com revestimento macio e suave ao toque. Volante e manobra do câmbio foram redesenhados, assim como o quadro de instrumentos. O display tem 10 polegadas e pode ser personalizado nas cores e informações do veículo, sistema elétrico e modo de condução.
A tela do multimídia Renault Easy Link domina a parte superior do console. Com tela de sete polegadas sensível ao toque, o sistema de informação e entretenimento é interativo com Android Auto e Apple CarPlay e aplicativos.
A chave é o tradicional cartão utilizado pela marca francesa. O acesso é por aproximação e a partida, por botão. O ar-condicionado é digital e o freio de estacionamento, automático. O banco traseiro é rebatível.
As dimensões são as mesmas da geração anterior: 4,08m de comprimento, 1,73m de largura e 1,56m de altura. A distância entre eixos é de 2,59m. O porta-malas leva 338 litros.
A Renault destaca que no acabamento do Zen, 100% do revestimento interno é em tecido proveniente de reciclagem. Foram aproveitados aparas de tecido, cintos de segurança e garrafas plásticas (PET). São 17 quilos de plástico reciclado, 10% do total do material utilizado no carro.
Propulsor e baterias
O novo motor elétrico ganhou 43 cv e a potência passou de 100 cv para 135 cv e força (toque) de 25 kgfm. Com as novas baterias de 12 módulos e 52 kWh, a autonomia chega aos 385 quilômetros pelo sistema WLTP. O Zoe 2021 acelera de zero a 100 km/h em 9,5 segundos e chega à velocidade máxima de 140 km/h.
A recarga da bateria pode ser feita em postos de e em tomada doméstica. Trinta minutos ligado nos pontos de 50 kW garantem a autonomia de 157 quilômetros, nos de 22 kW, em uma hora, e nos de 11 kW, em duas horas. Com o Wallbox de 7,4 kW em tomada doméstica, a carga completa levará mais de oito horas.
Versões, detalhes e preços
Renault Zoe E-Tech Zen - R$ 204.990
Acesso por aproximação, partida por botão, volante com ajuste de altura e profundidade, quadro digital de instrumentos de 10 polegadas, central multimídia de sete polegadas, ar-condicionado digital, quatro airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseira, faróis full LED, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e rodas de 16 polegadas, entre outros. O carregador integrado ao carro é de no máximo 22 kWh.
Renault Zoe E-Tech Intense - R$ 219.990
Acrescenta alerta de ponto cego, retrovisores externos com ajustes e rebatimento elétricos e rodas de 16 polegadas de liga leve com acabamento diamantado, entre outros. O carregador integrado ao carro é o que alcança máximo de 50 kWh.
Assinatura
O novo Zoe E-Tech conta com o Renault On Demand com contratação on-line.
O serviço de assinatura com plano de 36 meses e mil quilômetros por mês tem mensalidade de R$ 3.890.