Em 96 anos da General Motors no Brasil, foram produzidos 17 milhões de veículos nas suas três fábricas no país. Instalada em 1925, renovou-se avançando no desenvolvimento de novas tecnologias automotivas e nos processos de produção. A fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, é a mais eficiente do mundo. Líder do mercado brasileiro desde 2017, a GM produz os Chevrolet Onix, o carro mais vendido no país há cinco anos, e o Onix Plus, o sedã preferido pelo brasileiro.
De 1925, quando se instalou no Brasil até os dias atuais, a GM acompanhou a evolução global dos veículos, da cadeia de produção e das tecnologias. Para manter a constante atualização, investirá R$ 10 bilhões entre 2020 e 2024 no desenvolvimento e produção de novos veículos nas fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, em São Paulo.
Líderes do mercado
O presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, destaca o compromisso da empresa com o Brasil e a retribuição dos brasileiros.
— Temos o Onix como o carro mais vendido há seis anos e liderança de mercado em geral há cinco. Nas vendas de varejo, que refletem a preferência do consumidor, somos líderes desde 2013 e esta liderança vem se ampliando nestes últimos anos — enfatizou.
A GM fechou 2020 com seis pontos percentuais à frente do segundo colocado.
Fábricas e tecnologias
Com investimentos de R$ 13 bilhões entre 2014 e 2019, a norte-americana lançou carros com Wi-Fi nativo, uma nova família de veículos e novos itens de segurança e conectividade. Também atualizou a fábrica de automóveis mais antiga em operação no Brasil, em São Caetano do Sul, que produz o novo Tracker, Spin, Joy, Joy Plus e Montana.
As fábricas de Gravataí (RS) e Joinville (SC) também foram atualizadas e ampliadas para fabricar a nova geração do Onix e Onix Plus e motores três cilindros. A unidade gaúcha da GM em Gravataí é a fábrica mais eficiente do mundo e produz o líder e vice-líder de vendas do Brasil, Onix e Onix Plus.
A atual capacidade instalada de produção nas três fábricas é de cerca de 740 mil unidades/ano. Só na fábrica de Gravataí são em torno de 320 mil. As plantas do Rio Grande do Sul e de São Paulo contam com tecnologias da indústria 4.0 em processos automatizados com cerca de 2,5 mil robôs.
Trajetória
A GM já produziu caminhões, ônibus, carrocerias, peças e até geladeiras da marca Frigidaire no país. A produção de carros de passeio, em 1968, começou com o Opala e, neste segmento, passaram pelas suas linhas de produção mais de 35 modelos diferentes. Hoje, a fábrica de São Caetano do Sul produz cinco modelos diferentes na mesma linha de montagem.
Em 2020, o Brasil foi pelo segundo ano consecutivo o segundo maior mercado do mundo da marca Chevrolet, atrás somente dos Estados Unidos. Foram foram mais de 338 mil carros, dos quais o Onix participou com 135.351 e foi o único que superou os 100 mil registros.