A ampliação da linha de produtos da Ford no Brasil e na América do Sul em 2021 será com veículos importados da América do Norte e fabricados na Argentina e no Uruguai. A edição limitada do Mustang Mach 1, o utilitário global Bronco, a versão Ranger Black e a van Transit chegarão no próximo ano. A montadora investirá US$ 580 milhões na produção da nova geração da Ranger, prevista para 2023.
A chegada dos quatro novos veículos em 2021 foi confirmada pelo presidente da Ford Brasil e América do Sul, Lyle Watters, em coletiva virtual na terça-feira (1º) para jornalistas brasileiros e de diversos países da América do Sul.
No próximo ano, a montadora também inaugurará a Ford Academy, um centro multifuncional de treinamento e inovação tecnológica.
Mercado brasileiro
A situação continuará difícil nos próximos anos. A expectativa é de recuperação em 2021, mas o nível de 2019 só ocorrerá em 2023
LYLE WATTERS
Presidente Ford Brasil e América do Sul
Watters considerou 2020 um ano atípico por causa da pandemia, que trouxe desafios sem precedentes no mundo.
A produção de veículos foi interrompida, funcionários trabalharam em casa, compras também foram feitas sem sair de casa.
Na volta à produção, observando todos os protocolos de segurança, o setor automotivo enfrentou novos desafios.
A desvalorização do real em 20% e do peso argentino em 30%, as dificuldades de crédito e os juros altos, entre outros motivos, para Watters, comprometeram as atividades das montadoras, que trabalham com apenas 40% da capacidade de produção.
Para o executivo da Ford, a indústria fechará 2020 com em torno de 2 milhões de unidades produzidas no Brasil e de 320 mil a 340 mil na Argentina. Para 2021, sua projeção é de 2,5 milhões de unidades no Brasil e pouco mais de 400 mil na Argentina.
Novos modelos
Mustang Mach 1
O alto desempenho e o visual diferenciam o Mustang Mach, edição limitada com comportamento de um esportivo de corridas. O Mach 1 conta com motor V8 5.0 e 460 cv, e faz uma ponte entre o Mustang GT e as versões Shelby. A série especial tem tunagem especial desenvolvida para as pistas e estilo único, combinados com os recursos mais avançados de conectividade. O Mach 1 foi lançado na Europa em outubro.
Família Bronco
O retorno do Bronco foi anunciado no começo deste ano. É um dos ícones norte-americanos, consagrado pela capacidade de rodar em qualquer terreno. A nova geração é a releitura do utilitário que foi produzido entre 1966 e 1996. Derivado da F-150, o novo Bronco traz configuração de duas portas, quatro portas e versão Sport, além de avançados recursos eletrônicos de conforto, conectividade, assistência à condução e segurança. Novos detalhes, assim como as versões, serão divulgados no próximo ano.
Ranger Black
A gama de versões da Ranger será ampliada com a Black. Fabricada em General Pacheco, na Argentina, a picape será exclusiva para o Brasil. O utilitário é voltado para o uso urbano, com estilo robusto e sofisticado. A Ford também investirá US$ 580 milhões na planta argentina para produzir a nova geração da Ranger, que será lançada em 2023.
Transit
Van mais vendida no mundo, a Transit será montada pela Nordex, no Uruguai. Líder do segmento nos Estados Unidos e na Europa, onde recentemente foi lançada a nova versão elétrica E-Transit, chegará ao mercado brasileiro durante 2021.