O novo utilitário esportivo médio Volkswagen será apresentado em 13 outubro, na Argentina. A chegada do Taos ao Brasil deverá ocorrer no segundo trimestre de 2021, possivelmente entre abril e maio. A montadora divulgou as primeiras fotos do Taos camuflado. As imagens remetem para detalhes dos irmãos menores, o Nivus e o T-Cross.
A Volkswagen investiu U$S 600 milhões na planta argentina para o desenvolvimento e produção do Taos.
As novas cabine de pintura, armação da carroceria e linha de montagem robotizadas para a plataforma MQB da planta de General Pacheco receberam US$ 450 milhões.
Outros US$ 150 milhões foram aplicados na fábrica de transmissões de Córdoba.
Design, conforto e segurança
O presidente e principal executivo da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, destacou que o “o segmento dos utilitários esportivos é o que mais cresce na América do Sul e hoje representa quase 30% em alguns mercados”. A participação dos SUVs no Brasil saltou de 16% em 2015 para 27% atualmente e estão entre os veículos mais vendidos no país.
O Taos terá design moderno, conforto, tecnologia e segurança. A Volkswagen promete também conjunto propulsor de última geração. O uso de aços especiais e de alta resistência, além da segurança, permitirão a redução de peso.
O segmento dos utilitários esportivos é o que mais cresce na América do Sul e hoje representa quase 30% em alguns mercados
PABLO DI SI
Presidente Volkswagen América Latina
O utilitário esportivo médio foi desenvolvido para atender características de países das Américas do Sul e Central e o Caribe como as preferências dos consumidores e estradas precárias.
Cerca de 70% da produção da planta argentina será destinada à exportação, principalmente para o Brasil.
Aqui, o desafio do Taos será enfrentar o Jeep Compass, o modelo mais vendido no mercado brasileiro.
Propulsão e tecnologia
Montado sobre a plataforma modular MQB A1,o conjunto propulsor do Taos combinará o motor quatro-cilindros 250 TSI, 1.4 turbo, flex, de 150 cv e força (torque) de 25,5 mkgf com o câmbio automático de seis velocidades e tração dianteira. A suspensãodianteira será tipo McPherson e traseira multilink.
O sistema de informação e entretenimento VW Play equipará o Taos. O multimídia tem tela de 10,1 polegadas sensível e botões virtuais. Interativo com Android Auto e Apple CarPlay, permite o uso de diversos aplicativos.
O utilitário esportivo terá também recursos eletrônicos de facilitam a condução e aumentam a segurança como controle de velocidade adaptativo, monitoramento da pressão dos pneus, Stop/Go, frenagem automática pós-colisão, alertas de ponto cego, tráfego cruzado e manutenção de pista, auxilio de partida em rampa e sensores dianteiros, traseiros e laterais, entre outros.
O Taos integra a "ofensiva SUV" da Volkswagen que, dos cerca de 30 novos modelos previstos até 2025, metade será de utilitários esportivos. O novo modelo ficará posicionado entre o brasileiro T-Cross e o mexicano Tiguan Allspace.