A nova linha 4.0 de produção de chassis de ônibus aumentará ainda mais a qualidade, segurança e confiabilidade dos veículos de transporte urbano e rodoviário de passageiros da Mercedes-Benz. Com investimentos de R$ 107 milhões, dos R$ 2,4 bilhões previstos de 2018 a 2022, o projeto complementa as operações de caminhões conceito 4.0 também na fábrica de São Bernardo do Campo (São Paulo) do grupo alemão. A conclusão da última etapa ocorrerá até o fim deste ano.
A conclusão do projeto ocorre num momento difícil e desafiador de recuperação da economia em que o setor automotivo, principalmente o de veículos comerciais, sofreu forte queda.
A unidade já está preparada para o futuro.
O presidente da Mercedes-Benz do Brasil e principal executivo América Latina, Karl Deppen, destaca que a nova fábrica de ônibus é mais tecnológica do País.
- Não deixamos de acreditar no Brasil, pensando também nos nossos colaboradores, clientes e na sociedade como um todo. Já estamos, portanto, vivendo o futuro também em ônibus - garante Deppen.
A linha 4.0 dará à montadora brasileira maior flexibilidade para atender com padrão mundial, além do Brasil, os mercados da América Latina, África, Ásia e Oriente Médio. A nova linha de produção de chassis de ônibus foi planejada em softwares de simulação e 3D. De uma fábrica virtual no computador passou para a fábrica real. A nova linha foi construída sem interromper a produção.
Avançada tecnologia
A operação da linha 4.0 beneficiará a qualidade de vida, ergonomia, segurança e inclusão dos colaboradores. O ambiente de trabalho favorece a produtividade, com novas ferramentas inovadoras que agregam valor ao seu crescimento profissional. Também mais sustentável, reduz o consumo de energia elétrica, papel e água.
A nova linha é 12% mais eficiente em produção na comparação com a linha anterior, sendo mais rápida em suas entregas. Também alcança 20% de ganho de eficiência logística pela redução de armazéns de peças de oito para dois e aumento d entrega de peças diretas na linha de 20% para 45%. A redução do armazenamento de componentes caiu de sete para no máximo cinco dias.
A avançada tecnologia facilitou a conexão das diversas etapa de produção. O Bus Data Center, plataforma online, permite acompanhar 100% das operações de ônibus, do planejamento à qualidade feita no encarroçador, por celular, notebook ou tablete.
O veículo guiado automaticamente, sistema de transporte aéreo, elevadores automáticos, célula robotizada, apertadeiras eletrônicas, chamadas de peças por wi-fi e monitores de tela ampla sensíveis ao toque facilitam a montagem.
Na logística de peças, empilhadeiras com câmeras que orientam a movimentação e sensores luminosos nas prateleiras de estoque que monitoram a entrada e a saída de materiais.
Essa nova linha já está preparada para produzir os ônibus com tecnologias do futuro
ROBERTO LEONCINI
Vice-presidente Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz,
A flexibilidade da nova linha de produção permite a montagem simultânea de diversos modelos de chassis de ônibus que chegam a mais de 2.000 variantes, de micro-ônibus aos super articulados.
A nova linha também beneficiou a operação mais sustentável. A adoção de lampadas LED na linha de produção reduziu 67% no consumo de energia elétrica. As informações digitais eliminaram o uso do papel.
O Bus Data Center permite que as áreas de vendas acompanhem em tempo real o status de produção dos chassis de ônibus que foram encomendados e a chegada do veículo mais rápido ao destino.