O design renovado, o luxuoso interior, a avançada tecnologia e o potente conjunto propulsor esportivo atualizaram o X3 M40i. Os detalhes complementam a combinação perfeita da sofisticação com o desempenho esportivo. Apesar do avantajado porte – são 4,71 metros de comprimento – o utilitário esportivo rodou fácil nas ruas e mostrou seu DNA na estrada. O BMW X3 M40i tem preço a partir de R$ R$ 524.950.
Se o visual robusto chamou a atenção, foi rodando que o X3 M40i provou o DNA da marca alemã. Os detalhes reforçaram a personalidade do utilitário esportivo (SUV) que a BMW prefere identificar com utilitário para atividades esportivas (SAV). A grade em forma de rim, o grupo óptico de formato hexagonal com faróis full-LED e o para-choque avançaram na terceira geração do X3.
Uma experiência completa com destaque para a sofisticação, a tecnologia e o desempenho foi como a jornalista Priscila Nunes definiu o test-drive que fizemos com X3 M40í.
Rápido mas suficiente para avaliar as principais qualidades do utilitário esportivo montado em Araquari (SC) no trânsito congestionado das ruas de Porto Alegre e na autoestrada Porto Alegre Osório e RS 389, dentro dos limites permitidos de velocidade.
Ruas e estradas
- Bastou acelerar para sentir a potência e força do motor 3.0 turbo. Rodar na cidade e na estrada foi uma tentação. A vontade de testar todos os recursos do carro foi grande, claro, com a velocidade dentro dos limites. Sobraram potência e força ao 3.0 turbo. Os 360 cv e 50,98 kgfm combinados com o câmbio automático de oito velocidades e à tração integral responderam rápido ao acelerador - , observou Priscila.
Nas ruas movimentadas, a versão do X3 preparada pela Motosport, a divisão esportiva da BMW, mostrou sua versatilidade. Andou rápido e acompanhou o fluxo do trânsito. Na estrada, a cavalariana foi contida pelos limites de velocidade, liberou em parte a potência e força em ultrapassagens e retomadas de velocidade. Sobrando sempre, muito motor. A suspensão foi perfeita e absorveu sem traumas as irregularidades do pavimento nas ruas. Pelos dados da BMW, o M40i faz de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos atinge 250 km/h.
Interior e tecnologia
Com 4,708 metros de comprimento, altura de 1,897, 1,676 m de largura e distância entre-eixos de 2,864 m acomoda bem quatro adultos e uma criança. O túnel central reduz o espaço no assento do meio no banco tripartido. O porta-malas, com acionamento por aproximação, leva de 450 litros a 1.600 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Acesso por aproximação e partida por botão, o M40i traz recursos que valorizaram o conforto, auxiliaram a condução e aumentaram a segurança, como a memória para ajuste dos bancos, o controle eletrônico de velocidade adaptativo e os seis airbags.
- Entrar no carro e sentar no banco, com ajustes elétricos, sentimos o completo domínio e a perfeita visão à frente. O porte médio-grande abriu espaço no trânsito - .
PRISCILA NUNES
Jornalista
A projeção de informações no para-brisa como a velocidade do carro agradou Priscila que destacou a importância do recurso ao ajudar na estrada, em viagens mais longas.
Outro exemplo lembrado por Priscila foi o controle eletrônico de velocidade adaptativo que manteve distância programada do veículo.
A câmera 360º, que deixou uma visão excelente e o assistente automático de estacionamento foram outros recursos destacados pela também editora digital.”Bastou ativar o botão, que o SUV localizou a vaga e fez todas as manobras. Imaginaram a praticidade disso?”
Como em todas as avaliações, a central multimídia teve atenção especial da Priscila. Posição elevada, tela de 10,2 polegadas, sensível ao toque e comando de voz para diversas funções, é interativa com o Apple CarPlay.
- O painel, os bancos e as laterais das portas são revestidos em couro e detalhes em alumínio acetinado, o que facilita a limpeza quando derrubamos água por exemplo”.
Concordei com Priscila sobre a direção elétrica que garantiu perfeito domínio do X3, progressiva, acompanhou a velocidade. O quadro digital de instrumentos com tela de 12,3 polegadas de fácil visualização, mostra o comportamento do utilitário esportivo nos diferentes modo de condução escolhido entre Sport, Comfort e Eco Pro.
Os bancos esportivos têm ajustes elétricos e o ar-condicionado automático de três zonas permitiu o controle das temperaturas também pelos ocupantes dos bancos traseiros. O teto solar panorâmico tem acionamento elétrico.
Conclusão: O X3 M40i é um utilitário esportivo ou utilitário para atividades esportivas como a BMW prefere, de alto desempenho e autêntico DNA da marca alemã, características adequadas ao custo elevado. Como Priscila definiu, conduzi-lo, de maneira geral, foi uma experiência marcante de puro conforto, tecnologia e esportividade.