O queniano Wilson Too dominou a prova masculina e sagrou-se campeão da 99ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (31). Um pouco mais cedo, a também queniana Agnes Keino garantiu a vitória na prova feminina.
Too venceu a São Silvestre pela primeira vez na carreira. O queniano fechou os 15 quilômetros do trajeto com tempo de 44min22s.
Joseph Panga, da Tanzânia, ficou em segundo lugar, com tempo 44min51ss. Reuben Poghisho, da Etiópia, fechou em terceiro, com 45min26s.
Johnatas Cruz terminou a corrida em quarto lugar e foi o melhor brasileiro na competição. Ele fez o percurso em 45min32s.
A prova masculina teve início às 8h05min, junto ao pelotão geral. As atletas mulheres, enquanto isso, largaram mais cedo, às 7h40min.
Outro queniano, Wilson Mutua foi quem tomou a ponta após a largada, mas ele logo foi ultrapassado por Too, ainda nos primeiros cinco quilômetros da corrida. Depois disso, o queniano que se tornaria o vencedor da prova não perdeu mais a primeira posição, apesar de ser ameaçado pelo tanzaniano Joseph Panga, que ficou em segundo, em alguns momentos.
Última vez dos brasileiros em primeiro
Já são 14 anos desde que um atleta do Brasil terminou como campeão da São Silvestre. Em 2010, Marílson Gomes dos Santos conquistou seu terceiro título na competição (também havia vencido em 2003 e 2005). Mas, desde então, nenhum outro representante do país conseguiu chegar no lugar mais alto do pódio.
No feminino, o tempo é ainda maior. A última campeã foi Lucélia Peres. A brasileira venceu a São Silvestre em 2006. Ou seja, já são quase 20 anos desde que uma mulher nascida no país terminou como a primeira.
99ª edição da São Silvestre
A 99ª edição da São Silvestre ocorreu nesta terça-feira, em São Paulo. A tradicional corrida de rua reuniu mais de 37 mil corredores no centro da capital paulista.
O percurso foi de 15 quilômetros:
Percurso da prova
- Largada: Av. Paulista, entre as ruas Augusta e Frei Caneca
- Av. Dr. Arnaldo
- Rua Major Natanael
- Rua Desembargador Paulo Passaláqua
- Av. Pacaembu
- Av. Dr. Abraão Ribeiro
- Rua Norma Pieruccini Giannotti
- Av. Rudge
- Av. Rio Branco
- Av. Ipiranga
- Av. São João
- Rua Barão de Limeira
- Av. Duque de Caxias
- Rua Rego Freitas
- Rua Marques de Itu
- Rua Bento Freitas
- Largo do Arouche
- Av. Vieira de Carvalho
- Praça da República
- Av. Ipiranga
- Av. São João
- Largo do Paissandu
- Rua Conselheiro Crispiniano
- Praça Ramos de Azevedo
- Rua Cel. Xavier de Toledo
- Viaduto Nove de Julho
- Rua Maria Paula
- Av. Brigadeiro Luís Antônio
- Chegada - Av. Paulista, em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero
Vencedores da São Silvestre 2024
1º lugar: Wilson Too (Quênia) - 44min21s
2º lugar: Joseph Panga (Tanzânia) - 44min51s
3º lugar: Reuben Poghisho (Quênia) - 45min26s
4º lugar: Johnatas Cruz (Brasil) - 45min32s
5º lugar: Nicolas Kosgei (Quênia) - 45min41s