A queniana Agnes Keino dominou do início ao fim e venceu, nesta terça-feira (31), a prova feminina da 99ª edição da Corrida de São Silvestre, em São Paulo.
Em segundo lugar ficou Cynthia Chemweno, garantindo a dobradinha do Quênia no pódio.
Já a brasileira Nubia de Oliveira ultrapassou uma atleta da Tanzânia nos metros finais e garantiu o terceiro lugar na prova.
Em entrevista à TV Globo no final da corrida, ela disse que este é o primeiro passo para o País voltar a sonhar em ter uma campeã da São Silvestre.
— Hoje a gente mostrou a nossa força, estou muito feliz com meu resultado, a gente trabalhou muito para chegar até aqui. Só posso agradecer a Deus. Hoje eu cheguei em terceiro lugar, mas a gente pode sonhar sim em uma brasileira voltando a vencer a São Silvestre — afirmou Nubia.
Desde o início da corrida as quenianas que terminaram na primeira e segunda posição ditaram o ritmo da prova. Rapidamente elas se distanciaram das outras corredoras, e encaminharam a vitória. Agnes Keino, porém, se distanciou da compatriota para confirmar a primeira posição. A atleta finalizou a prova em 51min27s e não conseguiu quebrar o recorde feminino da corrida de 48min35s da também queniana Jemima Sumgong.
A largada da elite feminina ocorreu às 7h40min. Às 8h05min houve a largada da elite masculina — prova vencida pelo também queniano Wilson Too.
Última vez dos brasileiros em primeiro
Já são 14 anos desde que um atleta do Brasil terminou como campeão da São Silvestre. Em 2010, Marílson Gomes dos Santos conquistou seu terceiro título na competição (também havia vencido em 2003 e 2005). Mas, desde então, nenhum outro representante do país conseguiu chegar no lugar mais alto do pódio.
No feminino, o tempo é ainda maior. A última campeã foi Lucélia Peres. A brasileira venceu a São Silvestre em 2006. Ou seja, já são quase 20 anos desde que uma mulher nascida no país terminou como a primeira.
99ª edição da São Silvestre
A 99ª edição da São Silvestre ocorreu nesta terça-feira, em São Paulo. A tradicional corrida de rua reuniu mais de 37 mil corredores no centro da capital paulista.
O percurso foi de 15 quilômetros:
Percurso da prova
- Largada: Av. Paulista, entre as ruas Augusta e Frei Caneca
- Av. Dr. Arnaldo
- Rua Major Natanael
- Rua Desembargador Paulo Passaláqua
- Av. Pacaembu
- Av. Dr. Abraão Ribeiro
- Rua Norma Pieruccini Giannotti
- Av. Rudge
- Av. Rio Branco
- Av. Ipiranga
- Av. São João
- Rua Barão de Limeira
- Av. Duque de Caxias
- Rua Rego Freitas
- Rua Marques de Itu
- Rua Bento Freitas
- Largo do Arouche
- Av. Vieira de Carvalho
- Praça da República
- Av. Ipiranga
- Av. São João
- Largo do Paissandu
- Rua Conselheiro Crispiniano
- Praça Ramos de Azevedo
- Rua Cel. Xavier de Toledo
- Viaduto Nove de Julho
- Rua Maria Paula
- Av. Brigadeiro Luís Antônio
- Chegada - Av. Paulista, em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero
Vencedoras da São Silvestre 2024
1º lugar: Agnes Keino (Quênia) - 51min25s
2º lugar: Cynthia Chemweno (Quênia) - 52min11s
3º lugar: Núbia de Oliveira (Brasil) - 53min24s
4º lugar: Anastazia Dolomongo (Tanzânia) - 53min29s
5º lugar: Tatiane Raquel da Silva (Brasil) - 53min51s