Um apagão de grandes proporções deixou Porto Rico às escuras na manhã desta terça-feira (31), último dia do ano. As informações são da CNN.
O incidente, atribuído a uma falha na rede elétrica, afetou cerca de 1,4 milhão de clientes em toda a ilha, de acordo com informações publicadas pelo governador Pedro Pierluisi em sua conta na rede social X.
Quase 90% dos consumidores estavam sem eletricidade às 9h30min (horário local), conforme dados atualizados pela empresa de distribuição de energia Luma Energy.
"Enquanto a causa da queda está sob investigação, descobertas preliminares apontam para uma falha em uma linha subterrânea", informou a Luma em nota oficial. A linha em questão teria provocado o desligamento de usinas operadas pela Genera, principal geradora de energia da ilha, além de geradores privados.
Instabilidade energética
Porto Rico enfrenta um histórico de apagões recorrentes devido à fragilidade de sua rede elétrica.
Desde o furacão Maria, em 2017, que devastou a ilha e destruiu grande parte da infraestrutura energética, o governo demanda esforços de reconstrução para tentar estabilizar o sistema elétrico.
Segundo Ivan Baez, porta-voz da Genera, o incidente atual é considerado "importante" e ressaltou a necessidade de modernização da infraestrutura elétrica. O site da Genera informou que duas usinas iniciaram o processo de reinício às 9h30min desta terça-feira.
Resposta do governo
O governador Pedro Pierluisi afirmou que as empresas Luma Energy e Genera foram convocadas para explicar as causas do apagão e apresentar soluções para acelerar o restabelecimento do serviço.
"Estamos exigindo respostas e soluções tanto da Luma quanto da Genera, que devem acelerar a retomada das unidades geradoras fora da área de falha e manter a população devidamente informada sobre as medidas que estão sendo tomadas para restabelecer o serviço em toda a ilha", declarou Pierluisi.
A Luma informou em comunicado que cerca de 14% dos clientes já tinham o fornecimento de energia restabelecido até o fim da manhã.