A tecnologia desenvolvida nas pistas da Fórmula-1, os motores de 421 cv e o sofisticado interior são as principais novidades dos Mercedes AMG A 45 S 4Matic e CLA 45 S 4Matic. Os dois modelos completam a linha de esportivos da marca alemã no Brasil que conta com 24 opções. Diferenciados pela carroceria, o hatch Mercedes-AMG A 45 S 4Matic tem preço de R$ 439,9 mil, e o cupê Mercedes-AMG CLA 45 S 4Matic, de R$ 458,9 mil.
O segmento de esportivos de luxo e alto desempenho foi um dos que menos sofreu com crise provocada pela pandemia do coronavírus. Julho foi um mês em que a Mercedes-Benz vendeu muito bem.
Alto desempenho
Os novos motores AMG 45 são montados de forma artesanal e individualmente, na fábrica de Affalterbach, na Alemanha, com o conceito "um homem, um motor".
Quatro cilindros 2.0, o propulsor de 421 cv e força (torque) de 51 kgfm atua combinado com o câmbio automatizado de dupla embreagem e oito velocidades e tração integral.
Considerado o de quatro cilindros mais potente do mundo, o motor tem desenho mais baixo e montagem invertida, o que melhorou a aerodinâmica e permitiu o reposicionamento dos componentes. O novo 2.0 turbo de alto desempenho tem avançada tecnologia, como a injeção de combustível em dois estágios. O A 45 S acelera de 0-100 km/h em 3,9 segundos. O CLA 45 S, mais lento, percorre a mesma distante em 4 segundos. Os dois modelos chegam à velocidade máxima de 270 km/h.
Tecnologia e detalhes
O visual esportivo dos dois modelos é destacado pelas linhas horizontais, grade específica da AMG, para-choque redesenhados e o alargamento da caixa de rodas. Os faróis são finos e alongados. Detalhes como as entradas de ar, rodas e pneus diferenciam o hatch do cupê.
As rodas AMG 19 são forjadas, pintadas em preto fosco e raios cruzados. Os pneus, no hatch são do tipo 245/35 R19 e no cupê 255/35 R19. Na traseira, as lanternas são em LED e os escapes com duas saídas duplas. O difusor tem quatro aletas verticais no hatch.
O sofisticado interior tem revestimento em couro e detalhes em aço escovado. O volante esportivo multifuncional traz aletas para a troca sequencial de marchas. O quadro digital de instrumentos tem três opções de exibição AMG - Classic, Sport e Supersport. Neste último, o conta-giros central é complementado por informações laterais na forma de barras.
As linhas horizontais do painel são acompanhadas pelas telas do sistema de informação e entretenimento MBLUX interativo com Android Auto e Apple CarPlay. O revestimento dos bancos combina Artico preto com microfibra Dinamic (material usado na Fórmula 1) e costuras vermelhas. Cor também presente nos cintos de segurança e nas saídas de ar cromadas. O porta-malas leva 355 litros no AMG A 45 S, e 460 litros no AMG CLA 45 S.
Além dos freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e tração, os dois modelos trazem controle eletrônico de velocidade adaptativo, assistente de ponto cego, frenagem automática e manutenção em faixa – recursos de condução semi autônoma. Contam ainda com o mode Drift, que permite derrapagens controladas.