A nova realidade provocada pela pandemia do coronavírus levou os fabricantes de veículos se reinventarem para amenizar a queda das vendas com a maioria das concessionárias fechadas. Com sua experiência em tecnologia e conhecendo o consumidor, que está cada vez mais digital, a General Motors e o Mercado Livre anunciaram uma loja oficial Chevrolet na plataforma online.
A proposta da General Motors com a plataforma virtual é fazer a ligação entre concessionários e clientes e facilitar o atendimento. A loja oficial Chevrolet estará disponível na próxima semana, possivelmente a partir de segunda-feira (18), e o Tracker será o primeiro modelo. Posteriormente novos veículos entrarão na página de comércio virtual.
A experiência em tecnologia, conectividade e eventos digitais foi lembrada pelo diretor de Marketing da General Motors Mercosul, Hermann Mahnke, na apresentação da operação, feita por videoconferência nesta semana.
Mahnke explicou que " a GM vem há cinco anos digitalizando seu processo de comunicação e venda. A jornada do consumidor hoje é multitela e multicanal. Com as pessoas em casa e sem poder ir nas lojas, nossas soluções digitais precisam estar ainda mais integradas".
Precisamos estar onde o consumidor está.
HERMANN MAHNKE
Diretor General Motors
O executivo destacou que “a parceria com o Mercado Livre, maior plataforma de e-commerce da América Latina, fortalece e diversifica nossos canais de vendas digitais’’.
A loja virtual permitirá ao cliente buscar o veículo desejado e o Mercado Livre exibirá as concessionárias autorizadas mais próximas que dispõe do modelo.
O showroom online permitirá facilidades como tour virtual mostrará imagens e informações detalhadas e reserva com o pagamento de um sinal de R$ 1 mil por meio da plataforma Mercado Pago através do cartão de crédito.
A continuidade da negociação será na concessionária mais próxima. Com o distanciamento social, o test-drive e a entrega do veículo poderão ser casa do comprador.
No Mercado Livre, a Chevrolet terá contato com mais de 45 milhões de usuários cadastrados, quase a totalidade do público que faz compras pela internet no país. Segundo a montadora, em 2019 R$ 4 bilhões em vendas foram alavancados em plataformas digitais. Até então, 93% das concessionárias estavam conectadas em bases online.
Roteiro de compra no showroom
Na loja oficial Chevrolet Tracker, o consumidor terá acesso a orientação completa para a compra do veículo:
- Showroom customizado da marca com informações e indicações que podem ajudar a escolher a melhor especificação do veículo;
- Reserva online com o pagamento de sinal de R$ 1 mil por meio da plataforma Mercado Pago;
- Canal direto com a rede de concessionárias da marca para solução de dúvidas;
- Benefícios especiais para os clientes que realizarem a reserva do veículo na plataforma do Mercado Livre;
- Test-drive e entrega delivery dos veículos.