Um programa de auxilio às medidas para superar a crise provocada pela evolução do coronavírus mobiliza a Fiat Chrysler Automóveis (FCA). Integrada às ações dos governos federal, estaduais e municipais, o grupo automotivo apoia a construção de hospitais de campanha nas cidades de Betim (MG), e Goiana (PE), onde estão os complexos da Fiat e da Jeep. Também produzir mascaras, colaborará na recuperação de ventiladores pulmonares e e emprestará veículos por comodato.
O programa está baseado em estratégia coordenada e multidisciplinar liderada pelo presidente da FCA América Latina, Antonio Filosa. O conhecimento e as habilidades profissionais de áreas como engenharia, manufatura, design, finanças, compras, logística e direito estão integradas para auxiliar no combate aos efeitos da pandemia no país.
O comitê executivo interno da FCA, com reuniões diiárias, tem estimulado seus fornecedores e parceiros a se engajarem nesse esforço coletivo e darem suporte à ampliação da capacidade de atendimento médico-hospitalar nas diversas comunidades em que atuam.
HOSPITAIS DE CAMPANHA
A FCA está montando um hospital de campanha em Goiana. Totalmente equipado atenderá os casos de covid-19 no município e na Zona da Mata Norte pernambucana.
O prédio construído para a instalação de uma UPAE (Unidade Pernambucana de Atenção Especializada) está sendo adequado para 100 leitos.
Três serão sala vermelha para casos mais graves e que demandem estabilização até o deslocamento para uma UTI e 97 enfermarias.
Com conclusão prevista para a segunda quinzena do mês, o prédio também abrigará posto de enfermagem, sala de inalação, sala de administração, banheiros e vestiários, centro de material e esterilização e sala de espera. A operação e manutenção será pelo governo do Estado de Pernambuco.
A área do Fiat Clube, em Betim (MG) foi cedida para a instalação de hospital de campanha para recepção, triagem e internação de pacientes da covid-19. Com 200 leitos montados pela prefeitura do município, a operação está prevista para ainda nesta semana. Os casos que exigirem cuidados adicionais serão transferidos para outros centros médicos da cidade.
As ações das FCA também inclui suporte para fabricantes nacionais de ventiladores pulmonares e identificar suas necessidades de aumentar rapidamente a produção. Os gargalos identificados estão sendo equacionados com ás áreas de compra, logística e engenharia da empresa junto aos produtores desses equipamentos para localizar no mercado global fornecedores de peças e componentes com capacidade de entrega no curto prazo para ampliação da produção nacional.
A FCA participa ainda da força-tarefa do SENAI para reparo de ventiladores inoperantes em ações coordenadas pelo Ministério da Economia e parceria com dez grandes indústrias instaladas no País, para o reparo imediato de ventiladores pulmonares inoperantes no Brasil.
Os polos automotivos de Betim e Goiana receberão e farão a manutenção de ventiladores fora de operação, servindo como bases de mão-de-obra e recursos técnicos para os Estados de Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba. Na unidade de Betim, as áreas de engenharia, design e manufatura produzirão protetores faciais plásticos em impressoras 3D.
No complexo de Goiana, a FCA fez parceria com os fornecedores Faurecia, Revestcoat e Prima Sole para doação der equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde no combate ao covid-19 em Pernambuco. Foram 615 macacões de segurança ao Samu, 2,5 mil pares de luvas nitrílicas, 10 protetores faciais e uma autoclave com capacidade de 54 litros para esterilização de materiais.
Em Belo Horizonte a FCA doou 500 macacões e 2,5 mil pares de luvas para o Serviço Social Autônomo (Servas). Como em Goiana, doou ainda 30 mil máscaras cirúrgicas descartáveis e 50 quilos de álcool em gel.
Para os governos de Minas Gerais e Pernambuco e as prefeituras de Belo Horizonte e Betim, a FCA cedeu em comodato 125 veículos para dar apoio às diversas ações do poder público no combate à epidemia de covid-19.