A importância do mercado de carros seminovos e usados e a profissionalização tanto para expansão do setor quanto para o aprimoramento pessoal de quem atua no segmento foram os temas principais do 8º Congresso Nacional da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Foram três dias com palestras, atividades intensas e exposição numa área de sete mil metros quadrados, com estandes e serviços.
No evento, realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, a entidade que representa o setor de lojistas multimarcas de veículos seminovos e usados comemorou 20 anos de atividades. A Cidade Fenauto recebeu mais de 2.200 profissionais, que assistiram palestras motivacionais, sobre marketing, empreendedorismo, aceleração de startups, economia e finanças, entre outras.
A palestra do maestro João Carlos Martins foi emocionante. Também ocorreram apresentações do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, do treinador de vôlei Bernardinho, do ex-árbitro e comentarista da Rede Globo, Arnaldo Cezar Coelho.
Do setor automotivo, participaram o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antônio Megale, os jornalistas Alex Ruffo e Rodolpho Gamberini, o empreendedor e acelerador de startups, Robson Del Fiol e o especialista em comunicação com o cliente, Nailor Marques Jr, entre outros.
Um dos principais painéis abordou tendências e novidades para o setor, com executivos envolvidos no comercio eletrônico de veículos. Entre eles, da Auto Avaliar, Icarros, Mercado Livre, Meu Carro Novo, OLX e Webmotors.
Procura de carros no Mercado Livre
Durante o evento, conhecemos a sede do Mercado Livre, em São Paulo. Presente em 18 países, com 38 milhões de compradores, é o site de e-commerce mais popular da América Latina. Lá, é como se fosse uma cidade, com mais de dois mil funcionários, diversas salas de reuniões, espaço para meditação, academia, salão de beleza e até sala exclusiva para amamentação. Por toda essa estrutura, ganhou posição no "World's Best Workplaces".
Oitavo aplicativo mais baixado no país e primeiro do varejo, o Mercado Livre recebe 79 milhões de visitantes únicos por mês, dos quais 25% estão em busca de compra ou venda de um veículo. Também 60% das vendas de autopeças passam pelo Mercado Livre.
O carro ainda é o meio de transporte preferido dos brasileiros e parte importante da sua rotina diária, para mais conforto e segurança. O consumidor busca carros seminovos com excelente custo benefício, que oferecem conforto, segurança e desvalorizem menos. Entre os fatores da procura por veículos estão economia de tempo (47%), conforto (46%) e independência (41%). Dos pesquisados, segundo o Mercado Livre, 86% começam a procura pela internet e 47% chegam decididos à concessionária.
Rio Grande do Sul
Os consumidores desejam trocar o carro a cada dois anos mas, na realidade, a troca ocorre a cada quatro anos. No Rio Grande do Sul, em setembro passado, a Toyota Hilux foi o modelo mais procurado, com 7,58% de participação. Foi seguida pelo BMW Série 3 – 7,58%, Volkswagen Golf - 3,14%, Chevrolet S10 – 2,96% e VW Gol – 2,86%.
No resultado acumulado de janeiro a setembro, a liderança ficou com o VW Gol - 4,48% de participação. Seguiu a Toyota Hilux – 3,06%, VW Golf – 2,99%, Chevrolet S10 – 2,61% e Ford F-1000 – 1,92%.
* A jornalista viajou a convite do Mercado Livre.