Eficiência energética, combustíveis alternativos e serviços conectados são as propostas da Scania na 22ª Fenatran, o mais importante evento do setor de veículos comerciais e transporte da América Latina. No seu principal mercado, a sueca aposta nos caminhões a gás natural veicular (GNV), gás natural liquefeito (GNL) e biometano para chegar à liderança no mercado de transporte sustentável. O evento, realizado em São Paulo, se encerra nesta sexta-feira (18).
A Scania mostra sua gama de produtos, como o AXL, sem cabine, autônomo para operações em minas, canaviais e portos. A sueca aponta o elétrico autônomo NXT como modelo de veículo modular para o transporte de passageiros e carga.
Os caminhões movidos por GNV, GNL e biometano estão em pré-venda e serão entregues a partir de abril 2020. A fabricante expõe, ainda, um R 410 6x2 movido por GNV e outro por GNL, que também podem usar biometano, e garante que o desempenho de um caminhão a gás é semelhante ao de um a diesel.
Suspensão traseira a ar, freio de estacionamento eletrônico e cabine estendida na cor azul, o P 280 6x2, com motor 7.0 e transmissão de 14 marchas, está entre as novidades da Scania, ao lado dos modelos da linha XT com novos conjuntos propulsores.
Montado com base no R 450 6x2 — o caminhão mais vendido pela sueca — a série especial Vintage tem pintura black magic, o antigo logotipo Scania Vabis e detalhes dourados na cabine, nas portas e nas saias. O motor 13.0 gera 450 cv. e 239,7 kgfm de torque.
A tecnologia da Volvo
A Volvo comemora os 40 anos de atividades no Brasil com a série comemorativa do FH (o caminhão mais rápido do mundo) limitada em 40 unidades e com soluções avançadas em produtos e serviços. A sueca promete trazer tecnologias em conectividade e condução autônoma para o país e para a América Latina.
A frente redesenhada com novo para-choque bipartido, novos faróis e luzes de posição na parte alta da cabine fazem a linha VM 2020 chegar com novo visual. As modificações facilitarão pequenos reparos e diminuirão o custo de manutenção.
Inspirada no primeiro caminhão produzido no Brasil, em 1980, o N10, o FH 40 Anos tem pintura na cor White Sky e faixas laterais que remetem ao modelo pioneiro. Com faróis em xenônio, carenagens laterais e defletores e com rodas em alumínio, o veículo é baseado no FH 6x4 e tem motor de 540 cv. O FH 40 Anos está disponível nas configurações 6x2 com 500 cv e 4x2 com 460 cv.
A atração especial da Volvo é o Iron Knight (Cavaleiro de Ferro), considerado o caminhão mais rápido do mundo. Com motor de 2.400 cv e força (torque) de 611,8 kgfm, bateu os recordes mundiais de 0 a 500 metros e de 0 a 1 quilômetro.
Furgões e vans da PSA
As versões minibus do Citroën Jumper e do Peugeot Boxer e os serviços de mobilidade da plataforma global Free2Move puxam as novidades da PSA. Os novos furgões e vans têm 24 possibilidades diferentes de configurações.
As vendas da divisão de veículos urbanos leves (VUL) do grupo francês cresceram 12% neste ano e a perspectiva é de mais 15% de crescimento em 2020. As redes Pro-Peugeot e Pro-Citroën, exclusivas de comerciais leves, deverão dobrar até o próximo ano, quando a PSA quer chegar à participação de 5% do mercado brasileiro de utilitários até 2022.
A PSA expôs na 22ª Fenatran sua linha completa de utilitários leves, com nove modelos entre vans de oito, 11 e 15 lugares e furgões pequenos, médios e grandes — são os Citroën Jumpy e Jumper nas versões furgão e minibus, o Berlingo e os Peugeot Expert, Partner e Boxer nas versões furgão e minibus.
O Connect Fleet será o primeiro serviço da plataforma Free2Move destinado a serviços de compartilhamento de veículos, com gerenciamento de frotas, telemetria, rastreamento e informações do veículo em tempo real.
O jornalista viajou a convite da Anfavea.