Ícone da Land Rover, com a produção descontinuada em 2016, o Defender voltou. O jipão britânico tem duas versões — 90 e 110 — de quatro até sete lugares, com opções de motores turbo a gasolina e diesel. A Land Rover confirmou a chegada do novo Defender ao mercado brasileiro em 2020, mas sem revelar versões, especificações técnicas nem preços.
Atualizado, o Defender manteve a personalidade do modelo original lançado em 1948, mas aperfeiçoado às exigências atuais. A dianteira curta e as saliências traseiras são marcas registradas do modelo que foi apresentado no Salão de Frankfurt, no começo deste mês.
O Defender volta com as opções de carrocerias 90 e 110 e versões S, SE, HSE, First Edition e a topo de linha Defender X.
As opções D200 e D240 terão motor diesel de quatro cilindros 2.0 twin turbo de 200 cv e 240 cv e força de 43,8 kgfm.
Características, versões e detalhes
As opções a gasolina serão o propulsor P300 2.0 twin-scroll e o P400 com tecnologia PHEV, híbrido que combina eletricidade e gasolina. Desenvolve 400 cv de força de 56.08 kgfm e pode rodar por alguns quilômetros no modo elétrico. A bateria de 48V substituiu o alternador e armazena a energia cinética gerada pelas frenagens e auxilia o motor a gasolina em situações de trânsito pesado. Todos motores atuam com câmbio automático ZF de oito velocidades e modos normal e reduzido.
O Defender 90 acomoda até seis ocupantes. O 110 tem configurações de quatro, cinco ou sete assentos. O espaço de carga atrás da segunda fileira é de até 1075 litros ou até 2.380 com os assentos rebatidos. A versão tem mais de 170 acessórios individuais.
Os dois modelos são montados sobre a nova arquitetura D7x. Algumas versões têm suspensão a ar que detecta condições fora de estrada e otimizam a altura de suspensão automaticamente de acordo com o momento. O sistema eleva a carroceria a até 14,5 centímetros.
A suspensão convencional helicoidal também está disponível. A carga útil máxima é de 900 quilos, teto estático de até 300 quilos e capacidade de reboque de 3.720 quilos.
O novo Defender traz o sistema de informação e entretenimento Pivi Pro com tela interativa de 12,3 polegadas sensível ao toque, navegação em 3D de alta definição. O quadro de instrumentos também é digital. O Land Rover's Remote permite controlar temperatura ambiente no interior do carro, nível de combustível e localização, entre outras funções.
O Defender conta com o head-up display que projeta informações na tela. Também tem recursos de assistência a condução e que aumentam a segurança como o controle eletrônico de velocidade adaptativo. Os sistemas de alerta de pré-colisão, de tráfego cruzado, entre outros.