A linha de motores Ingenium é a principal novidade dos Land Rover Discovery Sport e o Range Rover Evoque 2018. Os propulsores que equipam os utilitários esportivos britânicos montados no Brasil geram 240 cv tanto na opção a gasolina quanto na a diesel.
Desenvolvidos pela Jaguar Land Rover, os motores Ingenium têm estrutura em alumínio, cabeçotes de DOHC de 16 válvulas com comando variável e balanceadores duplos. O Ingenium a gasolina substitui o GTDi usado na linha Range Rover Evoque desde seu lançamento, em 2011.
O 2.0 turbo a gasolina de 240 cv e força (torque) de 35 mkgf que equipa o Evoque atua com o câmbio automático de nove marchas. Conforme dados da Jaguar Land Rover, o utilitário acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e chega aos 217 km/h.
O Ingenium do Discovery Sport na versão topo de linha HSE é um 2.0 a diesel de 240 cv e força (torque) de 51 mkgf. O propulsor conta com turbo compressores duplos sequenciais e injeção de combustível common-rail de alta pressão.
O Discovery Sport acelera de 100 km/h em 7,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 204 km/h.