Priscila Nunes / Especial / São Paulo
O visual, o interior e o conjunto propulsor transformaram o Jetta GLI num típico esportivo de alto desempenho sem comprometer o luxo, a sofisticação e a segurança. Os detalhes fazem a diferença na nova versão do sedã importado do México. O Volkswagen Jetta GLI tem preço de R$ 144.990.
A personalização do Jetta valorizou a esportividade no design externo, no interior e, claro, no potente conjunto propulsor. O Jetta GLI começou a ser vendido no Brasil neste mês. Com as mudanças estéticas e o motor 2.0 TSI de 230 cv e força ( torque) de 35,7kgfm, é praticamente igual ao modelo vendido em outros mercados como México e Estados Unidos.
A versão GLI, ou Gran Luxury Injection, é vendida pela primeira vez no Brasil.
A sigla GLI foi criada nos Estados Unidos nos anos 80 para os modelos topo de linha que combinavam a esportividade dos GTI com o refinamento de um sedã.
No test-drive de Sâo Paulo até Itú, o GLI mostrou suas virtudades, principalmente na estrada quando soltou a fera que traz sob o capô. Sobrou potência e força no motor 2.0 TSI com 230 cv e 35,7 kgfm, o mesmo usado pelo Golf GTI. O Jetta tem quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual.
O design externo modificado deixou o Jetta GLI mais sofisticado. O carro na cor cinza chamou ainda mais atenção para os detalhes que contrastam com a grade preta como o friso horizontal na cor vermelha. Os faróis são full LED e as luzes diurnas (DRL) também em LED.
Os para-choques foram redesenhados. O dianteiro, exclusivo do GLI, tem uma grade no estilo colmeia. Nas laterais, as rodas são de liga leve de 18 polegadas. A traseira recebeu um difusor e um aerofólio posicionado na tampa do porta-malas. O escape tem saída dupla cromada.
O sofisticado interior escurecido traz linhas e costuras vermelhas no painel, bancos, volante, laterais das portas e colunas. A iluminação personalizada tem 10 opções de cores. O volante multifuncional tem base reta, ajuste de altura e profundidade e aletas para a troca sequencial de marchas. O quadro de instrumentos é digital Active Info Display e o ar-condicionado de duas zonas.
O sistema de informação e entretenimento Discover Media tem tela de 8 polegadas interativa com Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink e navegação integrada. Também CD/DVD/SD/USB e monitor de desempenho com aceleração lateral, entre outros.
Os bancos revestidos em couro, os dianteiros têm ajustes elétricos, ventilação e aquecimento e três memórias para o motorista. O Jetta GLI tem pedais e apoio de pé em alumínio, entre outros. Ainda sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, de chuva e crepuscular.
O GLI tem suspensão independente nas quatro rodas, a traseira multilink. O diferencial blocante mecânico e os freios são do Golf R somados aos conjunto propulsor remetem o Jetta GLI ao Golf GTI com o terceiro volume porta-malas maior.
De acordo com a VW, o GLI acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e chega a velocidade máxima de 250 km/h. O lado ruim é que o alto desempenho reduz o rendimento energético, com consumo médio de 9,9 km/litro na cidade e 12,5 km/litro na estrada, segundo o Inmetro.
O GLI, versão topo de linha do Jetta no Brasil, traz todos os equipamentos das versões anteriores. O teto solar com acionamento elétrico e as cores metálicas são os únicos opcionais.
Direção direção elétrica progressiva e controle eletrônico de velocidade adaptativo, o retrovisor interno eletrocrômico e os externos contam com ajuste elétrico e aquecimento. O Jetta GLI traz start-stop, vidros e travas elétricas e faróis de neblina,
A versão esportiva conta com recursos como o Front Assist, que alerta o condutor para possível colisão, atuando também no freio, sistema de frenagem pós-colisão e regulagem automática do farol alto.
O sistema de som Beats de 300 watts é outro diferencial do Jetta GLI. Amplificador digital de 8 canais, 4 alto-falantes, 2 tweeters e um subwoofer
Viagem a convite da Volkswagen